Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Japão, Portugal e Suécia engrossam lista e passam a obrigar teste de Covid-19 para viajantes da China

No último domingo (8), país asiático decretou o fim da política mais rígida de controle da doença e afrouxou quarentenas a passageiros

Internacional|Do R7, com AFP e EFE

Diversos países endurecem regras para passageiros que passam pela China devido à Covid-19
Diversos países endurecem regras para passageiros que passam pela China devido à Covid-19 Diversos países endurecem regras para passageiros que passam pela China devido à Covid-19

O Japão, a Suécia e Portugal engrossaram a lista de mais de 20 países com regras mais rigorosas para ingresso de passageiros que passam pela China e começaram oficialmente a cobrar teste negativo de Covid-19 desde domingo (8) para esses viajantes. A Tailândia, destino turístico comum dos chineses, passa a cobrar o exame a partir desta segunda-feira (9).

A medida ocorre no mesmo momento em que o país asiático alivia a polícia da 'Covid zero', que obrigava longas quarentenas a quem chegasse do exterior, além de testes em massa da população. Por outro lado, a China vive agora o maior repique de infecções da doença desde o começo da pandemia.

Veja abaixo a situação dos países que impuseram regras duras para quem chega da China:

Japão

Na Coreia do Sul, chinês com Covid-19 é levado por agentes de saúde
Na Coreia do Sul, chinês com Covid-19 é levado por agentes de saúde Na Coreia do Sul, chinês com Covid-19 é levado por agentes de saúde

O Japão começou, hoje, a cobrar um teste PCR negativo de Covid, feito nas últimas 72 horas. A exigência se soma a outra obrigação: quem chega do país asiático tem que fazer um teste adicional ao pousar, regra válida desde 30 de dezembro. Quem tem teste positivo para Covid precisa ficar em quarentena obrigatória de sete dias.

Publicidade

"Decidimos incrementar as medidas temporariamente em consideração aos resultados das provas de PCR de quem entra no Japão, a partir da China continental, durante as férias de fim de ano e Ano-Novo", disse nesta semana o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida. O Japão acrescentou que vai pedir às empresas aéreas para não aumentem o número de voos entre Japão e China.

Portugal

O país passou, a partir deste domingo, a fazer testes aleatórios nos aeroportos em passageiros que chegam da China, que são obrigados a apresentar um teste negativo de Covid, feito há pelo menos 48 horas antes do embarque. É uma dupla-checagem, assim como faz o Japão.

Publicidade

O ministro da Saúde português, Manuel Pizarro, disse que as avaliações dos números serão feitas "semana a semana" e insistiu que é preciso evitar o alarmismo. "Infelizmente não podemos ter total confiança nas informações prestadas pelas autoridades chinesas, que desvalorizam claramente parte dessa informação", disse.

Suécia

Desde o sábado (7), a Suécia exige um teste de covid-19 negativo para os viajantes procedentes da China. Alguns passageiros, como cidadãos suecos e residentes da União Europeia, estão isentos.

Publicidade

Tailândia

As autoridades do país acertam, neste domingo, os últimos preparativos para a volta de regras rígidas para ingresso no país, que voltam a vigorar nesta segunda-feira (9). A partir de amanhã, até o dia 31 de janeiro, a Tailandia pedirá o certificado de vacinação completa contra a Covid-19 a todos os passageiros que entrem no país — não somente para quem chega da China.

Quem não estiver vacinado ou não completou o esquema vacinal deverá justitficar o motivo por meio de um atestado médico ou um documento que mostre que se recuperou da doença desde julho.

Estados Unidos

Desde quinta-feira (5), o país cobra, para ingresso em seu território, um teste de Covid negativo, feito obrigatoriamente 48 horas antes da saída da China, ou um certificado que comprove que o viajante contraiu a doença nos 90 dias anteriores ao embarque.

A autoridade de saúde dos EUA aceita teste de PCR, ou autoteste de antígeno, administrados e verificados por um provedor autorizado, ou por um serviço de telemedicina. Estas regras também se aplicam a viajantes de Hong Kong e Macau.

União Europeia

Europa aguarda 'invasão' de turistas da China no início deste ano
Europa aguarda 'invasão' de turistas da China no início deste ano Europa aguarda 'invasão' de turistas da China no início deste ano

Desde quinta, na França, os passageiros procedentes da China devem apresentar um teste de PCR negativo, ou de antígeno rápido, feito menos de 48 horas antes do voo. Itália e Espanha também impuseram a obrigatoriedade de um teste de Covid para autorizar o ingresso, assim como Alemanha e Áustria, que exigem "pelo menos um teste rápido de antígenos".

Esta semana, a UE (União Europeia) declarou que "pede fortemente" a seus Estados-membros que exijam testes de coronavírus a passageiros procedentes da China e que sejam submetidos a um teste em sua chegada.

Na tarde de quarta-feira, a Bélgica decidiu impor a apresentação de um teste negativo para Covid aos passageiros que fizeram um voo direto entre a China e seu país, sem especificar quando a medida entrará em vigor.

Austrália

A Austrália também pede a visitantes procedentes da China, incluindo Hong Kong e Macau, que apresentem um teste negativo de covid-19 antes de seu ingresso, citando a “falta de informação completa” por parte de Pequim sobre esta onda de casos.

Canadá

O país exige aos viajantes procedentes da China que mostrem um teste negativo da doença feito dois dias antes de saírem da China.

Reino Unido

Desde quinta, todos os passageiros que viajarem da China para o Reino Unido precisa apresentar um teste negativo antes de embarcarem no avião. O governo britânico disse ainda que vai impor testes em "amostras" de viajantes na chegada para monitorar o aparecimento de novas variantes.

Israel

Israel exige teste de Covid-19 a estrangeiros procedentes da China, com um centro de testagem "voluntário".

Taiwan

A ilha de Taiwan, considerada pela China como parte de seu território, também exige testes de Covid-19. Segundo a agência de notícias estatal CNA, viajantes oriundos do território continental deverão fazer teste de saliva ao chegar.

Coreia do Sul

A Coreia do Sul também tomou medidas em relação aos viajantes da China, exigindo a apresentação de um teste negativo antes e após sua chegada.

Quem chegar de Hong Kong e Macau será submetido à mesma medida.

Costa Rica

O país da América Central anunciou que irá pedir testes PCR ou de antígenos realizados até 72 horas antes da entrada no país aos viajantes procedentes de China, Taiwan, Hong Kong e Macau. A medida entrará em vigor nesta segunda (9) para qualquer pessoa natural desses lugares ou que os tenha visitado nos 14 dias anteriores.

Gana

Gana é o primeiro país africano a impor restrições aos visitantes da China. Seu Ministério das Relações Exteriores informou que, desde sexta-feira, todas as chegadas da China devem mostrar um teste negativo feito antes da partida e passar por outro teste na chegada.

Índia

As autoridades exigem dos visitantes da China e de outros países da Ásia um teste negativo feito menos de 72 horas antes da partida.

Catar

O Catar pede aos viajantes da China que apresentem um teste negativo de PCR feito menos de 48 horas antes da partida, disse o Ministério da Saúde do país do Golfo. Quem estiver infectado será isolado, de acordo com a agência de notícias QNA.

Marrocos

O Marrocos adotou algumas das medidas mais rígidas, ao proibir a entrada em seu território de todos os viajantes procedentes da China.

A proibição entrou em vigor na última terça-feira e será mantida até novo aviso "para evitar uma nova onda de contágios no Marrocos", declarou seu Ministério das Relações Exteriores.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.