Internacional Joe Biden tem suposta senilidade questionada e reage

Joe Biden tem suposta senilidade questionada e reage

Em entrevista, repórter perguntou se o candidato fez um teste cognitivo, em referência à provocação de Trump sobre sua capacidade mental

  • Internacional | Do R7

Joe Biden se irritou em entrevista à CBS News

Joe Biden se irritou em entrevista à CBS News

Jim Bourg / Reuters - 5.6.2020

O candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, ficou irritado com um repórter da CBS News que perguntou se ele fez um teste cognitivo, que avaliaria se está ou não senil. 

A pergunta se justifica pela provocação que tem feito seu concorrente na disputa eleitoral que ocorrerá em novembro, o atual presidente americano, Donald Trump. Segundo o republicano, Biden, com 77 anos, não tem capacidade para ocupar o Casa Branca e o desafiou a fazer testes cognitivos e de memória.

“Não, eu não fiz um teste? Por que diabos eu faria um teste?", disse Biden. O candidato, de acordo com reportagem da revista americana Time, devolveu ao repórter Errol Barnett, da CBS News, outra indagação: “É como pedir, antes de você entrar nesse programa, para fazer um exame para saber se está ounão usando cocaína. O que você acha? Hã? Você é um drogado?"

Como a eleição dos EUA pode impactar investimentos no Brasil

Biden deu a entrevista a Barnett em evento da Associação Nacional de Jornalistas Negros e a Associação Nacional de Jornalistas Hispânicos. O programa deve ir ao ar nesta quinta-feira (6).

Eleições nos EUA têm número recorde de candidatas negras

A provocação de Trump teve início em uma entrevista recente na Fox News. Na ocasião, o republicano elogiou sua própria acuidade mental. Ele citou resultados de exames próprios que, de acordo com o presidente, provam sua capacidade intelectual. 

Ele relatou que o teste incluía, entre outras questões, perguntas sobre memória, nas quais é necessário repetir, 15 a 20 minutos depois, palavras citadas pelos avaliadores.

O presidente e seus aliados têm insistido no assunto de que Biden precisa ser submetido a testes de resistência física e mental.

"Você precisa de resistência mental, temos que ser perspicazes", afirmou Trump a Biden.

O democrata disse a repórteres em junho que ele é "constantemente testado" de acordo com as rigorosas regras da campanha presidencial.

"Estou ansioso para ter a oportunidade de me sentar com o presidente durante os debates", disse Biden na entrevista à CBS. Mais tarde, afirmou que estava bastante animado em deixar o público americano avaliar sua "condição física e mental. "Além de fazer um julgamento sobre quem eu sou."

Últimas