Jornalista americano detido em Mianmar é solto
Danny Fenster estava detido desde maio pela junta militar do país e será expulso da região em breve
Internacional|Do R7
O jornalista americano Danny Fenster, que estava detido desde maio pela junta militar em Mianmar, foi libertado e será expulso do país em breve, informou uma fonte do governo birmanês à AFP nesta segunda-feira (15).
Fenster "está sendo conduzido" de Yangon, onde estava preso, para a capital Naipyidaw, e será expulso, acrescentou a mesma fonte, que não quis revelar sua identidade.
O americano de 37 anos é o primeiro jornalista ocidental a ser detido em muitos anos em Mianmar, onde os militares tomaram o poder em fevereiro, derrubando o governo civil de fato liderado por Aung San Suu Kyi.
O repórter do veículo Frontier Myanmar foi condenado a 11 anos de prisão, na sexta-feira (12), por incitação à dissidência, associação ilegal e violação da lei de vistos.
Ele também deve comparecer à Justiça na próxima terça-feira (16) por acusações de terrorismo e sedição, pelas quais pode ser condenado à prisão perpétua.
Leia também
O jornalista trabalhava para a Frontier Myanmar desde meados de 2020. Ele cobriu o golpe militar e a posterior repressão à dissidência.
No momento de sua prisão, no Aeroporto Internacional de Yangon, em 24 de maio, Fenster se preparava para pegar um avião para deixar o país.
Nesta segunda-feira (15), a família de Danny Fenster disse que está "muito feliz" com a notícia de que ele será solto. "Estamos ansiosos para tê-lo em nossos braços", afirmaram seus familiares em um comunicado.
"Somos imensamente gratos a todas as pessoas que ajudaram a garantir sua libertação, especialmente ao embaixador Richardson, assim como aos nossos amigos e ao público que expressou seu apoio e esteve ao nosso lado, enquanto suportamos estes longos e difíceis meses", acrescentou o texto.