Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Jornalista americano está preso na Rússia suspeito de espionagem: 'foi pego no flagrante'

Prisão de profissional norte-americano em solo russo não tem precedentes na história recente do país

Internacional|

O jornalista americano Evan Gershkovich
O jornalista americano Evan Gershkovich O jornalista americano Evan Gershkovich

Um jornalista americano do Wall Street Journal foi detido na Rússia sob a acusação de espionagem, anunciou nesta quinta-feira (30) o Serviço Federal de Segurança (FSB), órgão do governo russo.

"O FSB frustrou as atividades ilegais do cidadão americano Evan Gershkovich (...) correspondente do escritório em Moscou do jornal americano The Wall Street Journal", afirma o FSB em um comunicado, citado pelas agências de notícias russas. A detenção por espionagem de um jornalista estrangeiro é algo sem precedentes na história recente da Rússia.

O jornalista "é suspeito de espionar para o governo americano" e de coletar informações "sobre uma empresa do complexo militar-industrial russo".

"O que o colaborador da publicação americana fazia em Ekaterimburgo não tinha nenhuma relação com jornalismo", afirmou no Telegram a porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova. Ela disse ainda que o repórter "não é o primeiro ocidental conhecido a ser pego em flagrante".

Publicidade

Antes de começar a trabalhar para o WSJ em 2022, Gershkovich era correspondente da AFP em Moscou e também trabalhou para o jornal de língua inglesa Moscow Times.

De origem russa, o jornalista, de 31 anos, fala russo com fluência e seus pais vivem nos Estados Unidos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.