Jornalista russo morre após ter carro atingido no sul da Ucrânia
Rostislav Zhuravliov era correspondente de guerra da agência de notícias oficial russa; ataque feriu outros três repórteres
Internacional|Do R7
O correspondente de guerra da agência de notícias oficial russa “RIA Novosti” Rostislav Zhuravliov morreu neste sábado (22) depois que o carro em que viajava foi atacado em Zaporizhzhya, cidade no sul da Ucrânia, informou Yevgeny Valitsky, governador em exercício dessa região meridional anexada pela Rússia.
Zhuravliov morreu em consequência dos graves ferimentos sofridos, declarou Valitsky em seu canal no Telegram, onde acusou o Exército ucraniano pelo ataque. Três outros repórteres russos ficaram feridos no ataque, que ocorreu quando o carro estava entre as cidades de Vasilievka e Vladimirovka.
Trata-se do fotógrafo Konstantin Mikhalchevski; do cinegrafista Dmitri Shilkov, e do jornalista do jornal "Izvestia", Roman Polshakov, que já receberam atendimento médico nos hospitais de campanha do Exército russo, segundo a fonte.
O Ministério da Defesa da Rússia denunciou em comunicado que o ataque com fogo de artilharia foi perpetrado por tropas ucranianas com bombas de fragmentação. "O estado de saúde dos outros jornalistas é moderadamente grave, mas estável. Suas vidas não correm perigo", afirmou a pasta de Defesa russa