Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Judeus na Europa 'vivem novamente com medo', alerta Comissão Europeia

Segundo a instituição, ataques antissemitas atingiram 'níveis extraordinários' desde o ato terrorista do Hamas, em 7 de outubro

Internacional|Do R7


Vândalos picham suástica no cemitério de Viena
Vândalos picham suástica no cemitério de Viena

A Comissão Europeia condenou, neste domingo (5), o "ressurgimento" de atos antissemitas que fazem com que "os judeus da Europa vivam novamente com medo", desde o início do conflito entre Israel e o movimento islamita palestino Hamas.

"O aumento dos incidentes antissemitas na Europa atingiu nos últimos dias níveis extraordinários, reminiscentes de alguns dos tempos mais sombrios da História", afirmou o braço executivo da União Europeia (UE) em um comunicado.

"Nestes tempos difíceis, a UE está firmemente ao lado das comunidades judaicas. Condenamos esses atos desprezíveis com a maior veemência possível. Eles vão contra tudo o que a Europa defende. Contra nossos valores fundamentais e nosso modo de vida", acrescentou.

"Ninguém deve viver com medo de discriminação ou violência devido à sua religião ou identidade", insistiu a instituição.


Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


Entre os incidentes em questão, estão coquetéis molotov lançados contra uma sinagoga na Alemanha, estrelas de Davi pichadas em prédios na França, a profanação de um cemitério judeu na Áustria e ataques a lojas e sinagogas na Espanha.

Leia também

Desde 7 de outubro, no início da guerra, a França já registrou 857 atos antissemitas. Isso representa, em três semanas, mais do que durante todo o ano de 2023 até então, informou na terça-feira o ministro do Interior, Gérald Darmanin.

"Devemos combater o aumento do antissemitismo, assim como o crescimento do ódio antimuçulmano que estamos observando nas últimas semanas", acrescentou a Comissão.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.