Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Juiz ordena retorno de imigrantes em pleno voo de deportação

Juiz de Washington ordenou o retorno imediato de mãe e filha que estavam em pleno ar, durante voo que as levaria a América Central

Internacional|

Manifestantes protestam contra políticas de imigração
Manifestantes protestam contra políticas de imigração Manifestantes protestam contra políticas de imigração

Um juiz federal ordenou nesta quinta-feira (9) que uma mãe e sua filha, ambas imigrantes, fossem levadas de volta aos EUA após ser informado durante uma audiência que o governo havia colocado as duas em um voo para serem deportadas.

As duas estão entre 12 autores de um recurso apresentado pela União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU, na sigla em inglês) contra alterações em políticas de asilo ordenadas pelo secretário de Justiça dos Estados Unidos, Jeff Sessions.

O juiz Emmet Sullivan, da corte distrital em Washington, ouvia um pedido para suspender as deportações quando a ACLU foi informada que dois deles já estavam em um voo para a América Central, informou o grupo de direitos civis.

Leia também

Ao ouvir a informação, Sullivan ordenou que o voo retornasse e sugeriu que Sessions poderia ser acusado de desobedecer o tribunal, de acordo com a ACLU.

Publicidade

Um porta-voz do Departamento de Justiça não respondeu imediatamente um pedido de comentário.

Durante a audiência, o juiz ordenou um adiamento temporário na deportação das nove mulheres e três crianças que apresentaram o processo, de acordo com um documento judicial.

Publicidade

EUA: Conheça histórias de crianças separadas de pais imigrantes

O processo foi apresentado na terça-feira no distrito de Columbia pela ACLU. O processo contesta uma recente intensificação dos padrões para buscar asilo nos Estados Unidos, que torna mais difícil que pessoas que fogem de violência doméstica ou de gangues consigam direito de permanecer nos EUA.

Publicidade

Sessions tem liderado esforços do governo do presidente, Donald Trump, para repreender imigração ilegal, incluindo a adoção de uma política de tolerância zero que incluiu brevemente a separação de pais imigrantes de seus filhos enquanto estavam em detenção nos EUA.

Acompanhe o noticiário internacional no R7

A política de separações de familiares provocou amplas críticas e foi suspensa em junho.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.