Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Justiça cubana julga 62 pessoas por protestos de 11 de julho

Maior parte dos manifestantes foi detida por desacato e desordem e podem receber multas ou penas de prisão de 1 a 4 anos

Internacional|

Havana teve manifestações pró-governo nesta quinta
Havana teve manifestações pró-governo nesta quinta Havana teve manifestações pró-governo nesta quinta

A Suprema Corte de Cuba informou nesta quinta-feira (5) que 62 pessoas foram julgadas na ilha por crimes cometidos durante os protestos de 11 e 12 de julho.

Leia também: Cuba: diretor de ONG denuncia maus tratos a presos por protestos

"As pessoas colocadas à disposição dos tribunais são aquelas cuja conduta constituiu um crime", disse Joselín Sánchez Hidalgo, magistrado do Supremo Tribunal Popular, ao jornal oficial Granma.

Ele destacou que o principal crime presente em 53 dos casos é "desordem pública", e que outros menos frequentes também estão presentes, como resistência, desacato, instigação à prática de crime e dano.

Publicidade

Há uma semana, as autoridades judiciais já haviam denunciado 59 pessoas.

Protestos em Cuba

Milhares de pessoas se manifestaram em mais de 40 cidades de Cuba por falta de liberdade e condições econômicas precárias, deixando uma vítima fatal, dezenas de feridos e centenas de detidos.

Publicidade

Quase quatro semanas após o protesto social, as autoridades não informaram o número de detenções relacionadas às manifestações.

Para esses crimes estão previstas multas de até 300 pesos (cerca de 12 dólares ou R$ 63) ou penas de prisão de um a quatro anos, ditadas pelos tribunais municipais em julgamentos sumários.

Publicidade

Organizações sociais denunciaram que mais de 700 pessoas foram presas e parentes dos punidos reclamam nas redes sociais sobre a falta de garantias processuais devido à ausência de defensores em alguns casos.

Em uma carta aberta publicada nesta quinta-feira em seu site e destinada ao presidente Miguel Díaz-Canel e à procuradora-geral da Républica, Yamila Peña, a Anistia Internacional (AI) pede "informações relacionadas ao número de pessoas que foram detidas em 11 de julho no contexto dos protestos em todo o país".

Na carta, assinada pela diretora da AI para as Américas, Erika Guevara, a organização também pede "informações sobre o número de pessoas que, até o momento, foram colocadas em liberdade e quantas permanecem sob custódia do Estado e em processo de investigação".

Dos julgados até o momento, 22 compareceram junto a advogados; um foi absolvido, e 45 apresentaram recurso de apelação, disse Sánchez.

Ao mesmo tempo, nesta quinta-feira, milhares de jovens comunistas cubanos tomaram o tradicional Malecón e algumas praças de Havana, três semanas após os protestos sem precedentes que abalaram a ilha e em meio ao maior índice de coronavírus desde o início da pandemia.

A manifestação convocada pela União de Jovens Comunistas de Cuba "pela paz, amor e solidariedade", ocorre 27 anos após o "Maleconazo", o único protesto massivo que Fidel Castro enfrentou após o triunfo da revolução em 1959, e o antecedente mais próximo às demandas sociais de 11 e 12 de julho.

"Fiquei motivada a participar da convocação e tentar dar paz e tranquilidade. É disso que precisamos!", disse à AFP Odalys Izquierdo, de 29 anos, motorista de bicicleta-taxi elétrica amarela.

Izquierdo destacou que os jovens comunistas marcham contra a "desordem" provocada pelos milhares de manifestantes que tomaram as ruas em julho.

Fartos da falta de alimentos e remédios, as pessoas saíram no dia 11 de julho para protestar aos gritos "Temos fome", "Liberdade" e "Abaixo a ditadura".

O presidente Miguel Díaz-Canel também se reuniu nesta quinta-feira na Universidade de Havana com jovens camponeses, estudantes e trabalhadores independentes, entre outros.

"Devemos ouvir nossos jovens como as pessoas mais importantes que eles são", disse o presidente no Twitter.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.