Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Justiça do Egito libera navio que bloqueou Canal de Suez

Uma cerimônia com convidados foi organizada para marcar o retorno do cargueiro Ever Given para o mar 

Internacional|Do R7, com EFE

Navio cargueiro Ever Given encalhou em março deste ano no Canal de Suez
Navio cargueiro Ever Given encalhou em março deste ano no Canal de Suez

Um tribunal do Egito determinou, nesta terça-feira (6), a suspensão da ordem de detenção do navio cargueiro Ever Given. A Autoridade do Canal de Suez tinha entrado na justiça contra a empresa japonesa Shoei Kisen, proprietária da embarcação, após o bloqueio da passagem marítima por quase uma semana em março deste ano. 

A decisão de liberar a embarcação foi tomada após um "acordo justo e amigável" entre os envolvidos no caso. Inicialmente, a indenização pelos prejuízos causados era de 916 milhões de dólares, cerca de R$4,5 bilhões, em conversão direta, mas foi reduzida para 550 milhões de dólares, cerca de R$2,75 bilhões. Os detalhes do acerto serão anunciados nesta quarta-feira (7). 

A imprensa egípcia e internacional foi convidada para acompanhar o Ever Given deixando as águas do Canal de Suez. A cerimônia contará com a presença do chefe da Autoridade do Canal de Suez, o almirante Osama Rabie, o representante da empresa japonesa Shoei Kisen e "vários embaixadores e parceiros internacionais".

O navio de bandeira panamenha com capacidade para carregar até 18 mil contêineres ficou atravessado no canal após uma tempestade de areia. O bloqueio da passagem entre o Mar Vermelho e o Mar Mediterrâneo causou um congestionamento de centenas de navios e graves perdas econômicas.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.