Internacional Justiça do México decreta 60 dias de prisão para filho de 'El Chapo'

Justiça do México decreta 60 dias de prisão para filho de 'El Chapo'

Decisão abre caminho para Estados Unidos pedirem a extradição de Ovidio Guzmán nos próximos 60 dias

Agência EFE
Prisão de filho de 'El Chapo' teve cenas de guerra

Prisão de filho de 'El Chapo' teve cenas de guerra

Juan Carlos Cruz/EFE - 05.01.2023

Um juiz federal mexicano decretou na última sexta-feira (6) a prisão preventiva para efeito de extradição de Ovidio Guzmán, um dos filhos de Joaquín "El Chapo" Guzmán que é procurado pelos Estados Unidos, de forma que agora Washington terá 60 dias para apresentar a documentação para extraditá-lo para território americano.

Gregorio Salazar Hernández, juiz de controle do Centro de Justiça Penal Federal de Almoloya de Juárez, com sede na Penitenciária de Altiplano, estabeleceu que, se a embaixada dos Estados Unidos não formalizar seu pedido de extradição antes de 5 de março, ordenará a soltura de Ovidio.

Segundo a Procuradoria-Geral da República do México (FGR), desde setembro de 2019 há um pedido de extradição dos Estados Unidos para o filho de "El Chapo" Guzmán. No entanto, nesta sexta-feira um juiz federal congelou a extradição de Ovidio Guzmán, após aceitar um recurso de seus advogados e, da mesma forma, ordenou que a comunicação do narcotraficante não seja evitada, o que lhe permite entrar em contato com seus familiares e advogados de defesa.

O Exército mexicano deteve Ovidio Guzmán na quinta-feira no estado de Sinaloa, no norte, e depois o transferiu para o Centro Federal de Readaptação Social (Cefereso) número 1 Altiplano - também conhecido como prisão de Almoloya -, localizado no Estado do México, onde seu pai esteve detido e de onde fugiu em 2015.

A nova operação para capturar o filho de "El Chapo" surpreendeu porque ocorreu quatro dias antes da visita do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para a Cúpula de Líderes da América do Norte, que também contará com a presença de seu homólogo mexicano, Andrés Manuel López Obrador, e do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau.

Tanto López Obrador quanto o chanceler mexicano, Marcelo Ebrard, descartaram nesta sexta-feira que a extradição seria feita de forma expressa e estimaram que os EUA levarão entre quatro e seis semanas para apresentar acusações contra Ovidio Guzmán.

Por sua vez, a secretária de Segurança e Proteção Cidadã, Rosa Icela Rodríguez, declarou que Ovidio Guzmán responde no México por crimes contra a saúde (tráfico de drogas) e relacionados com armas de fogo, e também tem investigações abertas por crime organizado.

Os Estados Unidos, que apresentaram o pedido de extradição em 2019 e ofereciam US$ 5 milhões por sua captura desde dezembro de 2021, acusam o narcotraficante de crimes relacionados à conspiração para introduzir drogas naquele país, destacou Rodríguez. 

Últimas