Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Justiça russa condena opositor Alexei Navalny a mais 19 anos de prisão por 'extremismo'

Pena será cumprida em colônia penal com regime de reclusão severo; russo já cumpre sete anos de prisão

Internacional|Do R7


Alexei Navalny durante julgamento na Rússia
Alexei Navalny durante julgamento na Rússia

O líder da oposição russa, Alexei Navalny, foi condenado nesta sexta-feira (4) a 19 anos de prisão sob a acusação de "extremismo" e deverá cumprir sua sentença em colônia penal com regime de reclusão severo.

"Alexei Navalny foi condenado a 19 anos em uma colônia penal de segurança máxima", disse o porta-voz do dissidente, Kira Yarmych, na rede Twitter, agora chamada de X.

Navalny já cumpre sete anos de prisão em um complexo de segurança máxima por "desvio de verbas", acusação que seus apoiadores consideram forjada, por ter desafiado o presidente Vladimir Putin.

A promotoria alega que Navalny criou uma organização que prejudica a segurança pública ao realizar "atividades extremistas". Seu Fundo Anticorrupção (FBK), criado para investigar autoridades russas, já havia sido fechado em 2021 por "extremismo".


Leia também

Seu ex-chefe de gabinete, Leonid Volkov, e outros assessores também foram acusados de organizar ou participar de uma "comunidade extremista". A maioria de seus aliados próximos fugiu da Rússia.

"Estamos acompanhando o caso de perto", disse nesta sexta-feira o porta-voz do Escritório de Direitos Humanos da ONU, Jeremy Laurence.

Vazam as primeiras fotos de base militar 'discreta' dos EUA em ponto estratégico sensível perto da China

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.