Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Kathy Hochul se torna a 1ª mulher a governar o estado de Nova York

A democrata assume o cargo após a renúncia de Andrew Cuomo, acusado de assedias sexualmente 11 mulheres 

Internacional|Pablo Marques, do R7

A nova governadora do estado de Nova York, Kathy Hochul
A nova governadora do estado de Nova York, Kathy Hochul A nova governadora do estado de Nova York, Kathy Hochul

A política do partido Democrata Kathy Hochul, de 62 anos, se tornou a primeira mulher governadora de Nova York na madrugada desta terça-feira (24). Ela assume o cargo após seu antecessor, Andrew Cuomo, renunciar em razão de uma investigação que concluiu que ele assediou sexualmente 11 mulheres. 

Em sua conta oficial no Twitter, Kathy disse estar honrada em ser a 57ª governadora do estado de Nova York. Ainda nesta terça-feira ela fará seu primeiro pronunciamento público.

A democrata trabalhou por 14 anos como integrante de um conselho municipal em Hamburg, uma cidade de 55 mil habitantes próxima de sua terra natal Buffalo, a seis horas de carro da cidade de Nova York.

Governador de NY assediou várias mulheres, diz procuradora-geral

Publicidade

Após a experiência em Hamburg, o então governador Eliot Spitzer apontou para a liderança do Condado de Erie. Em 2011, Hochul ganhou uma eleição especial para um distrito parlamentar onde nenhum democrata havia vencido por 40 anos.

Embora eleita como vice-governadora em 2014 na chapa de Cuomo, os dois apareceram juntos raras vezes.

Publicidade

Acusações contra Cuomo

Ex-governador do estado de Nova York, Andrew Cuomo
Ex-governador do estado de Nova York, Andrew Cuomo Ex-governador do estado de Nova York, Andrew Cuomo

Andrew Cuomo renunciou ao cargo no dia 10 de agosto. Uma semana antes, a procuradora-geral do estado, Letitia James, divulgou um relatório que acusava o político do partido Democrata de assédio sexual contra 11 mulheres que trabalharam direta ou indiratemente em seu gabinete.

Segundo as investigações, o ambiente de trabalho era hostil para as mulheres e eram comuns comentários de natureza sexual. Uma das vítimas relatou que Cuomo chegou a apalpar seus seios por baixo da blusa em uma ocasião dentro de seu escritório.

Publicidade

Ele negou as acusações de assédio e chegou a resistir à ideia de renunciar, mas foi pressionado por figuras importantes do partido, como o presidente Joe Biden e a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi.

Cuomo esteve à frente do estado norte-americano em três mandatos. Ele foi eleito pela primeira vez em 2010.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.