Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Kiev decreta toque de recolher a partir das 17h de hoje às 8h de segunda-feira

Medida ocorre enquanto a Ucrânia tenta resistir à invasão militar russa com combates no centro da capital

Internacional|Do R7

Militar ucraniano passa por veículo danificado, em local de combate com tropas russas em Kiev
Militar ucraniano passa por veículo danificado, em local de combate com tropas russas em Kiev

A prefeitura de Kiev, capital da Ucrânia, decretou neste sábado (26) um toque de recolher que entrará em vigor a partir das 17h locais (12h em Brasília) e irá até às 8h da próxima segunda-feira (28). O país tenta resistir à invasão militar russa com combates no centro da cidade.

A assessoria da prefeitura informou em um comunicado que todas as pessoas que estiverem nas ruas durante o período do toque de recolher "serão consideradas membros de grupos sabotadores inimigos".

Ucranianos comuns têm se alistado no Exército para defender seu país desde a invasão russa na última quinta-feira (24). Com pouca ou nenhuma experiência, homens e mulheres se apresentam para receber equipamentos militares. Basta ter entre 18 e 60 anos e o passaporte ucraniano para servir.

Para o professor Felipe Loureiro, especialista do Departamento de Relações Internacionais da USP (Universidade de São Paulo), a resistência do povo ucraniano tem um caráter heroico. “O fato de vários civis se alistarem e soldados estarem segurando a invasão da Rússia resulta em uma resistência heroica”.


Leia também

O presidente ucraniano Volodmir Zelenski também afirmou que está defendendo seu país diante dos ataques da Rússia, em um vídeo divulgado na última sexta-feira (25).

"Estamos todos aqui, nossos militares estão aqui, os cidadãos, a sociedade, estamos todos aqui, defendendo nossa independência, nosso Estado", disse.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.