Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Kiev diz que propaganda russa provocou atrocidades em Bucha

Ministro das Relações Exteriores ucraniano pediu a pesquisadores, neste domingo (10), que estudem o que levou ao massacre

Internacional|

Velório coletivo na cidade de Bucha, símbolo das atrocidades da guerra
Velório coletivo na cidade de Bucha, símbolo das atrocidades da guerra Velório coletivo na cidade de Bucha, símbolo das atrocidades da guerra

O ministro das Relações Exteriores ucraniano, Dmytro Kuleba, pediu, neste domingo (10), a pesquisadores que estudem os efeitos da propaganda russa, que, segundo ele, preparou o terreno para as atrocidades cometidas em Bucha, cidade próxima a Kiev que esteve sob ocupação da Rússia.

"Bucha não foi feita em um dia. Durante muitos anos, as elites políticas russas e a propaganda incitaram ao ódio, desumanizaram os ucranianos, alimentaram a superioridade russa e prepararam o terreno para essas atrocidades", escreveu Kuleba no Twitter.

Leia também

"Incentivo os pesquisadores de todo o mundo a examinar o que levou a Bucha", acrescentou.

A Ucrânia e os países ocidentais acusam as tropas russas de terem praticado um "massacre" e cometido "crimes de guerra" após a descoberta de centenas de cadáveres nas ruas dessa pequena cidade a noroeste de Kiev, recuperada pelas tropas ucranianas em 31 de março.

Publicidade

Jornalistas da AFP, que puderam entrar na cidade em 2 de abril, viram corpos de 20 homens com roupas civis espalhados ao longo de uma rua.

Bucha se tornou símbolo das atrocidades da guerra, mas descobertas desse tipo não se limitam a essa cidade.

O massacre provocou condenações em todo o mundo e levou os aliados da Ucrânia a impor novas sanções à Rússia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.