Líder do Estado Islâmico pode ter sido morto em ação dos EUA na Síria
Abu Bakr al-Baghdadi teria detonado colete ao ser atacado. Porta-voz anunciou que Trump fará 'declaração importante' neste domingo (27)
Internacional|David Plassa, do R7
O líder do Daesh (grupo extremista também conhecido como Estado Islâmico), Abu Bakr al-Baghdadi, pode ter sido morto durante operação realizada por militares dos EUA no noroeste da Síria. De acordo com a CNN, a informação foi transmitida por um alto funcionário da defesa norte-americana.
O oficial explicou que Baghdadi teria detonado um colete durante o ataque. Duas fontes consultadas pelo canal disseram que testes de DNA e biométricos estão sendo realizados para confirmar a identidade do alvo.
Na noite do último sábado (26), o porta-voz da Casa Branca, Hogan Gidley, anunciou que o presidente Donald Trump fará uma "declaração importante" na manhã deste domingo (27).
O próprio Trump foi ao Twitter, onde declarou: "Algo muito grande acabou de acontecer!" Um funcionário do governo dos EUA disse à CNN que o pronunciamento do presidente está relacionado à política externa.
A morte do líder do Daesh já foi divulgada outras vezes equivocadamente.
Quem é Abu Bakr al-Baghdadi?
O nome verdadeiro do líder do grupo extremista é Ibrahim Awwad Ibrahim al-Badri. Ele nasceu em 1971 na cidade de Samarra, no Iraque, em uma família sunita de classe média baixa. Desde jovem, adorava recitar trechos do Alcorão e observava com rigor as regras do islamismo.
Baghdadi foi preso pelo exército dos EUA na cidade de Falluja, em fevereiro de 2004 e enviado para o campo de prisioneiros de Bucca. A partir daí, se engajou na causa jihadista e alcançou a liderança do Daesh em 2010.
Após passar cinco anos escondido, um vídeo divulgado em abril mostrava um homem que supostamente trazia o chefe do grupo extremista. Na gravação, prometia se vingar da perda de territórios no Oriente Médio.
Iraque vive novo dia de protestos; número de mortos sobe para 63
" gallery_id="5db4c72a1df97bb8a10004ea" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/lider-do-estado-islamico-pode-ter-sido-morto-em-acao-dos-eua-na-siria-27102019"]