Democrata Chuck Schumer lidera delegação à China
Andrew Caballero-Reynolds/AFP - 1º.10.2023O líder da maioria no Senado dos Estados Unidos, o democrata Chuck Schumer, acusou, neste sábado (7), as empresas chinesas de Xangai de "alimentarem a crise do fentanil", que causou a morte de milhares de pessoas na América do Norte.
Uma delegação de senadores americanos, liderada por Schumer, chegou neste sábado à China, em um momento em que ambas as potências tentam aliviar as tensões bilaterais.
Os jornalistas que viajam com a delegação relataram que Schumer se reuniu com Chen Jining, secretário do Partido Comunista da China, em Xangai, e que o senador sublinhou que os Estados Unidos "não querem dissociar" as duas economias.
Ele também levantou a questão do papel das empresas chinesas na crise da dependência do fentanil, um poderoso opioide sintético usado na medicina, mas que pode ser utilizado como droga.
"Não é o governo, são as empresas chinesas. Elas estão alimentando a crise do fentanil, que está envenenando comunidades em todo Estados Unidos", disse Schumer.
Os EUA sancionaram na terça-feira (3) uma rede chinesa por fornecer substâncias a traficantes de droga, como cartéis mexicanos, para fabricar fentanil e outras drogas sintéticas. Pequim expressou a oposição às sanções, insistindo que o problema dos opiáceos “está enraizado” nos Estados Unidos e não é da sua responsabilidade.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Schumer também disse que tentará levantar as supostas práticas comerciais desleais da China durante a visita.
"Muitos dos nossos eleitores acreditam que, em alguns casos, a China não trata as empresas americanas de forma justa", sublinhou o político democrata. "Acreditamos que precisamos de reciprocidade, que permita que as empresas americanas concorram tão livremente na China como as empresas chinesas podem competir aqui."