Internacional Liderança do Talibã marca Joe Biden em post irônico no Twitter

Liderança do Talibã marca Joe Biden em post irônico no Twitter

Postagem com um emoji foi feita no dia em que os militares norte-americanos deixaram o Afeganistão

  • Internacional | Sofia Pilagallo*, do R7

Reprodução / Twitter

Um dos líderes do Talibã, Ahmadullah Muttaqi, publicou um tweet inusitado dirigido ao presidente dos Estados Unidos na tarde de segunda-feira (30). Ele postou um emoji fazendo um "V" com os dedos e marcou o perfil de Joe Bide e também o perfil oficial do presidência no dia em que as tropas norte-americanas deixaram o Afeganistão.

A postagem pode ser interpretada como uma provocação após os 20 anos de forças estrangeiras em território afegão. Entre os comentários feitos no tweet, há pessoas ameaçando Biden e também alguns fazendo piadas sobre a retirada do militares dos EUA e outros apenas riram.

Para reforçar a tom de afronta, Ahmadullah chegou a fixar a postagem em seu perfil para que fique em destaque logo abaixo de sua biografia na rede social. 

O desenho postado Ahmadullah tem dois significados mais comuns para o ocidente: o "V" de vitória ou o sinal de "paz e amor", que se popularizou sobretudo na década de 60 com o movimento hippie. Em algumas regiões do Reino Unido, o mesmo sinal, mas com a palma da mão virada para dentro é uma interpretada como uma ofensa. Não se sabe se há um significado especídico para o grupo extremista por trás do gesto.

Apesar de o tweet ter chamado a atenção de internautas, não causa tanta estranheza quando levamos em consideração que muitos dos membros do Talibã são jovens, como explicou ao R7 o professor de Relações Internacionais da Facamp (Faculdades de Campinas), James Onnig. Para ele, o discurso fundamentalista tem atraído cada vez mais pessoas com idade por volta dos 20 anos por estarem desoladas com a situação do Afeganistão.

*Estagiária do R7 sob supervisão de Pablo Marques

Últimas