Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Líderes mundiais comentam vitória de Johnson no Reino Unido

Theresa May, que renunciou ao cargo de premiê, afirmou que hora é de 'trabalhar juntos para entregar um Brexit que funcione para todo o país'

Internacional|Ana Luísa Vieira, do R7, com agências internacionais

Johnson venceu votação realizada entre membros do Partido Conservador
Johnson venceu votação realizada entre membros do Partido Conservador

Líderes mundiais comentaram nesta quarta-feira (23) a escolha de Boris Johnson para o cargo de primeiro-ministro do Reino Unido. Johnson, de 55 anos, venceu a votação realizada entre membros do Partido Conservador, que governa o país, com 93.153 votos, contra 46.656 obtidos pelo atual chanceler Jeremy Hunt.

Leia também

Theresa May, que anunciou sua renúncia ao cargo de premiê britânica em 24 de maio, parabenizou Boris Johnson pela vitória no Twitter. "Nós agora precisamos trabalhar juntos para entregar um Brexit que funcione para todo o Reino Unido. E para manter Jeremy Corbyn fora do poder. Você terá todo o meu suporte", publicou.

O opositor de Johnson, Jeremy Hunt, declarou que o premiê eleito será "um ótimo líder neste momento crítico para o país. Durante a campanha, você demonstrou otimismo, energia e confiança inabalável em nosso país e nós precisamos disso". 

Já Jeremy Corbyn, atual líder do Partido Trabalhista e líder da oposição na Câmara dos Comuns, escreveu que o novo primeiro-ministro se elegeu "prometendo corte de imposto para os ricos, se apresentando como amigo dos banqueiros e prometendo um desastroso Brexit sem acordo. Ele não tem o apoio do nosso país", completou.


Ainda do lado da oposição, o prefeito de Londres, o trabalhista Sadiq Khan, também felicitou Johnson e lhe encorajou a deixar de lado as diferenças para "trabalhar juntos"

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, parabenizou Boris Johnson e disse que ele "será ótimo".

Por sua vez, Arlene Foster, primeira-ministra da Irlanda do Norte — cuja fronteira com a República da Irlanda é um dos principais desafios políticos e sociais para o Brexit atualmente — disse que está na expectativa por "discutir objetivos comuns e fortalecer a União" com Johnson.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.