Lula, Trump, Putin: danças de políticos criadas por IA inundam as redes sociais
Internautas aproveitam a trend para apresentar seus serviços e até vender cursos que ensinam como criar vídeos semelhantes
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A captura do ditador Nicolás Maduro no começo do ano teve como uma das consequências nas redes sociais uma explosão de vídeos criados por inteligência artificial (IA) mostrando o venezuelano em diferentes situações. Algumas cenas tentavam passar a impressão de serem ‘reais’, mostrando supostas imagens de sua prisão. Mas a grande maioria mostrava simplesmente o ditador dançando. E é este conteúdo que tem bombado até hoje.
O fenômeno não é novo e envolve diversos outros líderes mundiais. Donald Trump arriscando passos em diferentes estilos, Vladimir Putin ‘descendo até o chão’ e até Lula fazendo o moonwalk de Michael Jackson são apenas alguns exemplos do que está em alta nas redes sociais.
Muitos desses materiais são simplesmente de usuários que usam as plataformas e as novas ferramentas de inteligência artificial para brincar, sem fins políticos evidentes de criticar uma ou outra autoridade de maior relevância. Alguns internautas aproveitam a trend para apresentar seus serviços e até vender cursos que ensinam como criar vídeos semelhantes.
Em outros casos, a dancinha e a imagem da autoridade são usados como uma espécie de charge audiovisual, com comentários críticos ‘escondidos’ na letra da música, na caracterização do político ou na referência a um acontecimento do mundo real.
LEIA MAIS
E não é só ‘gente comum’ que está aproveitando a modinha para colocar autoridades para dançar. Os próprios políticos estão usando a IA para divulgar a sua imagem nas redes.
No ano passado, Nigel Farage, líder do Reform UK, um legenda anti-União Europeia, no Parlamento britânico, publicou um vídeo com um deepfake seu dançando rap em um conhecido ponto turístico à beira-mar.
Nas imagens, Farage, que já foi chamado de “Trump do Reino Unido”, veste um casaco de pele e canta um rap, ao lado de um grupo de dançarinos. A letra fala em “2019 parece tão certo para a Reforma” e “partido do povo”. Em poucos dias, a publicação alcançou mais de um milhão de visualizações.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














