Macron condena guerra na Ucrânia e trabalha para detê-la; Otan prepara reunião de emergência
Embaixadores da Otan vão realizar novo encontro nesta quinta-feira (24) para discutir a ação militar autorizada por Vladimir Putin
Internacional|Do R7, com informações da AFP
"A França condena energicamente a decisão da Rússia de fazer a guerra contra a Ucrânia", declarou nesta quinta-feira (24) o presidente francês, Emmanuel Macron, que pediu a Moscou que "ponha fim imediatamente a suas operações militares".
"A França se solidariza com a Ucrânia. Está ao lado dos ucranianos e age com seus parceiros e aliados para deter a guerra", acrescentou o presidente francês em dois tuítes.
Novas tratativas
Embaixadores da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) realizarão uma nova reunião de emergência nesta quinta-feira (24) para discutir a ação russa no território ucraniano, disse à agência AFP um funcionário da aliança militar.
Nas primeiras horas da quinta-feira, o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, condenou a operação militar russa, que ele definiu como um "ataque irresponsável e não provocado, que coloca em risco inúmeras vidas de civis".
"Mais uma vez, apesar de nossas repetidas advertências e esforços incansáveis para se engajar na diplomacia, a Rússia escolheu o caminho da agressão contra um país independente e soberano", acrescentou.