Rússia x Ucrânia

Internacional Macron diz a Putin que 'conversas sinceras são incompatíveis com escalada de tensões'

Macron diz a Putin que 'conversas sinceras são incompatíveis com escalada de tensões'

Líderes discutiram maneiras de avançar implementação dos Acordos de Minsk, bem como condições de estabilidade na Europa

  • Internacional | Do R7, com AFP e Reuters

Macron e Putin discutiram maneiras de avançar na implementação dos Acordos de Minsk

Macron e Putin discutiram maneiras de avançar na implementação dos Acordos de Minsk

Thibault Camus / POOL / AFP

O presidente da França, Emmanuel Macron, disse ao líder russo Vladimir Putin neste sábado (12) que "negociações sinceras são incompatíveis com uma escalada nas tensões" sobre a Ucrânia, disse o Palácio do Eliseu.

Após a viagem do presidente francês a Moscou no início da semana, Macron e Putin discutiram maneiras de avançar na implementação dos Acordos de Minsk, bem como condições de segurança e estabilidade na Europa.

A ligação durou quase 90 minutos, disse o Eliseu.

Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse neste sábado (12) que as advertências de um ataque russo a seu país "provocam pânico e não são úteis" e pediu provas concretas de uma invasão.

As declarações do presidente ucraniano surgem depois de o conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, advertir que uma invasão "pode acontecer a qualquer momento".

As autoridades ucranianas tentam minimizar as perspectivas de uma guerra total por causa dos efeitos devastadores que ela pode ter na economia e na população. "Entendemos os riscos. Entendemos que há riscos", disse Zelensky à imprensa.

Últimas