Logo R7.com
RecordPlus

Madri veta protestos em dia de proclamação de rei

Felipe 6º será proclamado rei na próxima quinta-feira (19)

Internacional|Ansa

  • Google News

A Prefeitura de Madri vetou duas manifestações e duas concentrações convocadas para ocorrer na capital espanhola na quinta-feira (19), dia da proclamação do rei Felipe 6º. As autoridades consideraram as manifestações "incompatíveis" com as medidas de segurança dispostas para a data. 

Um dos protestos, que tinha sido convocado pela Coordenadoria Republicana de Madri, na Puerta del Sol, tinha como slogan "Reivindicar a República diante da Proclamação do novo Rei".


Manifestações são convocadas contra a proclamação do novo rei da Espanha

Em um comunicado, os organizadores do ato denunciaram a "violação ao direito de se manifestar" e anunciaram que manterão o protesto, apesar do veto da Prefeitura.


Não foi autorizada nem uma manifestação convocada pela Plataforma contra a Impunidade do Franquismo, que tinha sido marcada antes mesmo do rei Juan Carlos abdicar ao trono.

O rei Juan Carlos, de 76 anos, anunciou no último dia 2 de junho sua abdicação ao cargo. O monarca foi um dos principais responsáveis pelo retorno da democracia ao país após a ditadura franquista (1939-1975). Seu filho Felipe, de 46 anos, assumirá seu posto.


Deputados da Espanha aprovam abdicação do rei por ampla maioria

Relembre a trajetória de D. Juan Carlos 1º, o "rei da democracia" na Espanha

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.