Maduro rompe relações com Colômbia e expulsa diplomatas
Anúncio foi feito durante manifestação governista em Caracas. Representantes colombianos têm 24 horas para deixar a Venezuela
Internacional|Cristina Charão, do R7
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou que decidiu romper todas as relações com a Colômbia e deu 24 horas para que todos os diplomatas e funcionários colombianos deixem o país.
O anúncio foi feito neste sábado (23), em discurso diante de milhares de pessoas que participavam de uma manifestação convocada por movimentos pró-governo em Caracas, capital venezuelana.
LEIA TAMBÉM: Maduro desafia Guaidó a convocar eleições na Venezuela
O governo venezuelano já havia anunciado o fechamento de todas as passagens fronteiriças entre a Venezuela e a Colômbia na sexta-feira, como parte das medidas de Maduro para barrar a entrada de carregamentos com ajuda humanitária vinda dos EUA.
O governo colombiano é um dos principais articuladores internacionais do apoio à oposição venezuelana, ao lado dos EUA.
- Acompanhe a cobertura da crise na Venezuela no R7 -
Durante o discurso em Caracas, Maduro fez diversas menções ao que chamou de "oligarguia colombiana" e foi muito duro com o presidente da Colômbia, Iván Duque.
"Nunca ninguém caiu tão baixo como Iván Duque", disse o líder venezuelano.
Maduro fez diversas menções à relação entre o colombiano e o presidente norte-americano, Donald Trump, e chegou a chamar Duque de "o fascista da Colômbia".