Ataque ocorreu nesta segunda-feira (5), por volta das 2h15 (horário local)
FreepikMais de 1.800 presos escaparam nesta segunda-feira (5) de uma prisão no estado de Imo, no sudeste da Nigéria, após um ataque de homens armados, afirmaram os serviços penitenciários nigerianos.
"Homens armados não identificados atacaram a prisão de Owerri por volta das 2h15 [horário local], de segunda-feira, (...) e libertaram 1.844 detidos à força", disse em comunicado um porta-voz dos serviços penitenciários, Francis Enoborre, especificando que explosivos foram usados.
"Testemunhas dizem que viram um número significativo de homens armados a bordo de vans (...) Eles imediatamente atacaram os funcionários da prisão antes de explodir o portão principal", acrescentou.
Por sua vez, o assessor de imprensa das penitenciárias, James Madugba, confirmou o atentado e convidou os moradores a "continuarem trabalhando", alegando que "a situação está sob controle".
O estado de Imo está localizado na antiga região da independência de Biafra, onde o movimento dos Povos Indígenas de Biafra (IPOB) mantém a sua ambição separatista.
Vídeos recentes mostram dezenas, até centenas, de treinamento de lutadores. A porta-voz do grupo, Emma Powerful, no entanto, rejeitou qualquer link para este ataque, em um comunicado enviado à AFP.