Mais prazo para o Brexit, só com acordo aprovado, diz líder da UE
Presidente da Comissão Europeia garantiu que Reino Unido só poderá adiar saída do bloco se aprovar termos de saída até o dia 12 de abril
Internacional|com Cristina Charão, do R7
O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse que o Reino Unido não terá novos adiamentos para o Brexit a menos que o Parlamento britânico ratifique o acordo de saída da União Europeia até o limite máximo de 12 de abril.
Nesta quarta-feira (3), a primeira-ministra britânica, Theresa May, disse esperar que o Reino Unido possa deixar a UE com um acordo em 22 de maio.
"O décimo segundo dia de abril é o prazo final para a aprovação do Acordo de Retirada pela Câmara dos Comuns", disse Juncker ao Parlamento Europeu. "Se isso não for feito até lá, então nenhum breve adiamento será possível."
Leia também
Sem acordo
O acordo negociado por May com a UE foi rejeitado três vezes pelo Parlamento, o que provocou o adiamento da data original do Brexit, 29 de março, para o novo prazo definido pela Comissão Europeia.
Esta semana, o Parlamento Britânico rejeitou todas as alternativas ao acordo proposto por May. Nenhuma das quatro moções apresentadas pelos representantes da Câmara Baixa para tentar sair do impasse alcançou a maioria dos votos.
Para Juncker, a saída "sem acordo à meia-noite de 12 de abril é agora um cenário bem provável".
"Não é o desfecho que quero. No entanto, é um desfecho para o qual me certifiquei de que a UE está pronta", disse.