Marido de britânica que se juntou ao Daesh quer voltar para a Holanda
Yago Riedijk afirmou que quer voltar ao seu país com sua esposa, Shamima Begum, e seu filho após a esposa ter cidadania britânica revogada
Internacional|Carolina Vilela*, do R7
Yago Riedijk, marido da adolescente britânica, que perdeu sua cidadania após se juntar ao grupo islâmico Daesh, quer voltar para a Holanda com a esposa e o filho. As informações foram fornecidas pela rede de notícias BBC,neste domingo (3).
Shamima Begum, 19, deixou Londres com duas amigas de escola para se juntar ao Daesh quando tinha 15 anos, mas agora quer voltar para o Reino Unido com seu filho recém-nascido. Sua cidadania britânica foi revogada no mês passado por motivos de segurança.
Leia também
O destino de Begum, que foi encontrada em um campo de detenção na Síria no mês passado, mostrou o dilema ético, legal e de segurança que os governos enfrentam ao lidar com as famílias de militantes do grupo islâmico.
"Ela parecia em bom estado de espírito", disse Yago quando conheceu Shamima. “Foi a própria escolha dela. Ela pediu para procurarem um parceiro para ela e eu fui convidado. Ela era muito jovem... ela escolheu se casar e eu escolhi me casar com ela"
*Estagiária do R7 sob supervisão de Beatriz Sanz