Marinha da Líbia resgata bote com migrantes em situação precária
Pequena embarcação tinha 71 homens a bordo. Duas patrulhas de resgate procuraram barco após alerta e o encontraram durante a madrugada
Internacional|Da EFE
A Marinha da Líbia, do governo reconhecido pela comunidade internacional, interceptou no domingo (29) uma embarcação em condições precárias, com 71 migrantes à bordo, próximo a costa de Joms, ao leste de Trípoli, segundo informou nesta segunda-feira (30) o porta-voz da corporação, Ayub Qacem.
Duas patrulhas de resgate, após alertas, ficaram várias horas em alto-mar, realizando operação de buscas pelo bote, até que o encontraram na madrugrada deste domingo e fizeram o resgate, segundo as informações dadas à Agência Efe pelo representante da Marinha.
Leia também
Todos os migrantes na embarcação eram homens, sendo 27 sudaneses, 25 paquistaneses, 15 egípcions, três palestinos e um sírio. De acordo com Qacem, eles foram encaminhados para as instalações da corporação, para que recebessem tratamento médico.
Relatos de naufrágio eram mentira
Além disso, o porta-voz da Marinha desmentiu que tenha acontecido um naufrágio neste sábado, que teria matado 50 migrantes.
"Esta informação é falsa. Nossas equipes se mobilizaram desde a madrugada de sábado e a investigaram durante 24 horas, até que acharam a embarcação e recuperaram todos os migrantes", garantiu.
Cerca de 909 pessoas já morreram afogadas ao tentar atravessar o Mediterrâneo de forma irregular, para conseguir alcançar a costa da Europa durante os oito primeiros meses deste ano, segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM).
De acordo com o organismo vinculado à ONU, 640 falecaram na rota que une a costa da Líbia e a Itália, considerada a fronteira mais mortal do mundo.