May diz que entregará "análise apropriada" sobre Brexit
Para premiê, o documento vazado pode prejudicar as negociações com a União Europeia. Um novo relatório será entregue ao parlamento britânico
Internacional|Do R7
A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, disse nesta quarta-feira que os parlamentares receberão uma análise oficial de qualquer acordo para a saída britânica da União Europeia, conhecida como Brexit, antes de serem consultados para melhorá-lo, minimizando um documento vazado que mostrou que a economia ficará pior em todos os três cenários posteriores à desfiliação.
Na segunda-feira o site Buzzfeed News noticiou que a economia britânica piorará quer o país se desligue do bloco com um acordo de livre comércio, com acesso ao mercado comum ou sem nenhum acordo, citando uma análise do próprio governo.
Mas May disse que a reportagem é uma "interpretação seletiva de uma análise muito preliminar, que os ministros não aprovaram".
Segundo ela, os parlamentares receberão uma análise do acordo que o Reino Unido acertar de fato com a UE antes de uma votação que lhes permitirá aceitar ou rejeitar o pacto negociado.
"Quando chegar a hora de o Parlamento votar o acordo final, faremos com que o Parlamento tenha a análise apropriada para estar plenamente informado e na qual basear seu julgamento", disse a premiê aos repórteres durante uma viagem à China para uma visita comercial.
A votação parlamentar será um momento de conflito em potencial no processo do Brexit. Ainda não se agendou nenhuma data, mas ela acontecerá depois que os termos do desligamento tiverem sido acordados.
May disse que seria errado publicar qualquer análise oficial antes de os termos do acordo serem conhecidos, em parte porque fazê-lo poderia prejudicar as negociações.