Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Médico voluntário americano é morto na Ucrânia enquanto prestava ajuda

Pete Reed era fundador da organização sem fins lucrativos Global Response Medicine, que atua em áreas de conflito

Internacional|Do R7

Reed (foto) estava trabalhando no momento em que foi morto
Reed (foto) estava trabalhando no momento em que foi morto

Um profissional de saúde voluntário americano foi morto na cidade de Bakhmut, na Ucrânia, sitiada por tropas russas, informou neste sábado a agência de notícias ucraniana "Ukrinform", que cita fontes da ONG Global Response Medicine (GRM).

De acordo com essas informações, Pete Reed, o voluntário morto, era o fundador da ONG, que presidiu durante quatro anos, e estava na Ucrânia desde janeiro.

A morte ocorreu ontem, segundo o GRM, que destacou por meio de sua conta no Twitter que Reed foi morto "enquanto prestava ajuda".

Bakhmut é uma cidade de alto valor estratégico, a cuja defesa se apega a Ucrânia, segundo afirmou ontem o presidente do país, Volodymyr Zelensky, após a cúpula realizada com os presidentes da Comissão Europeia e do Conselho Europeu, Ursula von der Leyen e Charles Michel, respectivamente.


Zelensky fez um apelo por envio de armas de longo alcance para libertar não apenas Bakhmut, mas também todo o Donbass, que, segundo ele, "está ocupado desde 2014".

As informações que chegam sobre a situação nesta cidade, do lado russo ou ucraniano, são contraditórias e alguns aliados ocidentais consideram que Kiev deveria desistir da sua defesa.


A eventual queda de Bakhmut, que as tropas russas tentam capturar há meses, permitiria a Moscou cortar as linhas de abastecimento das forças ucranianas na área e abrir um caminho para as fortalezas ucranianas de Kramatorsk e Sloviansk.

Veja quais países prometeram tanques de guerra à Ucrânia

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.