Médico voluntário americano é morto na Ucrânia enquanto prestava ajuda
Pete Reed era fundador da organização sem fins lucrativos Global Response Medicine, que atua em áreas de conflito
Internacional|Do R7
Um profissional de saúde voluntário americano foi morto na cidade de Bakhmut, na Ucrânia, sitiada por tropas russas, informou neste sábado a agência de notícias ucraniana "Ukrinform", que cita fontes da ONG Global Response Medicine (GRM).
De acordo com essas informações, Pete Reed, o voluntário morto, era o fundador da ONG, que presidiu durante quatro anos, e estava na Ucrânia desde janeiro.
A morte ocorreu ontem, segundo o GRM, que destacou por meio de sua conta no Twitter que Reed foi morto "enquanto prestava ajuda".
Bakhmut é uma cidade de alto valor estratégico, a cuja defesa se apega a Ucrânia, segundo afirmou ontem o presidente do país, Volodymyr Zelensky, após a cúpula realizada com os presidentes da Comissão Europeia e do Conselho Europeu, Ursula von der Leyen e Charles Michel, respectivamente.
Zelensky fez um apelo por envio de armas de longo alcance para libertar não apenas Bakhmut, mas também todo o Donbass, que, segundo ele, "está ocupado desde 2014".
As informações que chegam sobre a situação nesta cidade, do lado russo ou ucraniano, são contraditórias e alguns aliados ocidentais consideram que Kiev deveria desistir da sua defesa.
A eventual queda de Bakhmut, que as tropas russas tentam capturar há meses, permitiria a Moscou cortar as linhas de abastecimento das forças ucranianas na área e abrir um caminho para as fortalezas ucranianas de Kramatorsk e Sloviansk.
Veja quais países prometeram tanques de guerra à Ucrânia