Médicos extraem celular de estômago de prisioneiro em Kosovo
Aparelho foi removido por meio de uma endoscopia depois de passar quatro dias alojado no corpo do paciente, de 33 anos
Internacional|Do R7
Um cirurgião informou nesta terça-feira (7) que um telefone celular foi removido com sucesso do estômago de um paciente na prisão em Kosovo durante uma operação em uma clínica na capital Pristina.
O paciente, cuja identidade não foi revelada, vinha reclamando de uma grave indisposição estomacal há vários dias, então na semana passada ele foi transferido para o serviço de gastroenterologia do centro clínico universitário na capital kosovar. Lá, os médicos descobriram que o preso tinha um telefone Nokia alojado em seu estômago.
"O detido de 33 anos engoliu um pequeno telefone celular, que foi removido", afirmou à AFP por telefone Skender Telaku, gastroenterologista que orientou a equipe médica que realizou o procedimento de forma não invasiva.
"Endoscopicamente, sem precisar abrir a barriga, foi possível extrair o telefone, desmontado em três partes", acrescentou.
O paciente explicou aos médicos que engoliu o telefone há quatro dias. A intervenção, que ocorreu na semana passada, durou mais de duas horas e "sem complicações", continuou o Dr. Telaku.
A equipe médica prestou atenção "na bateria do aparelho (...) para possíveis vazamentos de ácido corrosivo", disse.
"Foi como andar em um campo minado, mas finalmente tudo deu certo", continuou ele.
Mais tarde, a polícia levou o paciente e o Nokia 3010 — modelo lançado pela marca finlandesa na década de 2000 — de volta ao centro de detenção, acrescentou o gastroenterologista.
A polícia não confirmou nem comentou o incidente.