Médicos suspeitam que opositor russo tenha sido intoxicado
Alexei Navalny foi levado ao hospital devido à forte reação alérgica, segundo advogada. Médicos diagnosticaram o opositor com 'dermatite por contato'
Internacional|Carolina Vilela, do R7* com agências internacionais
Os médicos do líder opositor russo, Alexei Navalny, consideram que existe "uma ameaça" para a saúde do político que foi levado no domingo (28) da prisão para um hospital após ter sofrido uma reação alérgica aguda, afirmou a advogada de Navalny, Olga Mikhailova, nesta segunda-feira.
"Nossos médicos são categoricamente contra a ideia de levá-lo à prisão novamente, já que consideram que existe uma ameaça para sua saúde", disse a advogada à imprensa em frente ao Hospital 64 de Moscou, onde o político está internado.
Mikhailova disse que seu cliente sofreu "uma intoxicação com uma substância química indeterminada" e que o diagnóstico oficial é "dermatite por contato".
"Qual substância? Onde ocorreu? O que é isso? Ninguém pode dizer", disse a advogada, ao destacar que aguarda o resultado de uma análise toxicológica.
Leia também
Mikhailova explicou que Navalny está melhor, mas que ninguém sabe com segurança como ele reagirá à medicação nas próximas horas.
Navalny convocou protestos no sábado (27)
Quanto aos 30 dias de detenção aos quais o opositor foi condenado pela convocação de um protesto não autorizado no sábado em frente à prefeitura de Moscou, a advogada antecipou que recorrerá aos tribunais "devido ao seu estado de saúde".
Autoridades dizem que os candidatos de oposição foram barrados porque não conseguiram coletar o número suficiente de assinaturas genuínas apoiando-os, alegação que eles consideram falsa.
A polícia prendeu mais de 1.000 pessoas na capital russa durante a marcha, no sábado, em uma das maiores repressões em anos recentes contra a oposição.