Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mercosul nega pedido de Zelenski para discursar em cúpula do bloco

Presidente ucraniano desejava falar aos líderes de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, mas grupo não chegou a consenso

Internacional|

Volodmir Zelenski discursou em parlamentos de todo o mundo durante a guerra na Ucrânia
Volodmir Zelenski discursou em parlamentos de todo o mundo durante a guerra na Ucrânia Volodmir Zelenski discursou em parlamentos de todo o mundo durante a guerra na Ucrânia

Um porta-voz da presidência temporária do Mercosul anunciou nesta quarta-feira (20) que os governos de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai negaram ao presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, a oportunidade de fazer um discurso na cúpula na próxima quinta-feira (21).

"Não houve consenso. Foi comunicado ao embaixador ucraniano na Argentina, presente no Paraguai", informou nesta quarta-feira em coletiva de imprensa Raúl Cano, vice-ministro de Relações Exteriores do Paraguai.

O Mercosul, criado em 1991, é o principal bloco de integração da América do Sul, com Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai como sócios.

Acordo com Singapura

O ministro de Relações Exteriores do Paraguai, Julio Arriola, anunciou a conclusão das negociações para um acordo "de última geração" entre o Mercosul e Singapura durante a reunião ordinária do bloco celebrada em Assunção.

Publicidade

"Concluímos as negociações para um acordo de última geração com Singapura que ampliará o horizonte comercial com o sudeste asiático", anunciou o ministro paraguaio em mensagem a seus homólogos do bloco.

Arriola disse que Singapura é um importante aliado comercial e de investimentos para o Mercosul. Em 2021, as exportações do bloco a esse país alcançaram 5,92 bilhões de dólares, enquanto as importações totalizaram 1,25 bilhão, segundo dados do bloco.

Publicidade

O chanceler brasileiro Carlos Alberto França descreveu como "significativo" o acordo alcançado, "o primeiro com o sudeste asiático e o mais dinâmico do mundo".

" gallery_id="62d74c33c012ad98e900103e" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/mercosul-nega-pedido-de-zelenski-para-discursar-em-cupula-do-bloco-20072022"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.