Merkel adia coletiva após colapso de negociações para formar governo
Mudanças climáticas e questão da imigração são pontos de discordância
Internacional|Do R7, com Reuters
A chanceler alemã, Angela Merkel, disse nesta segunda-feira (20) que seus esforços para formar um governo de coalizão com três partes falharam, lançando a Alemanha em uma crise política. Merkel esperava formar uma aliança entre conservadores, liberais e verdes para garantir um quarto mandato, mas as partes continuam em discordância após quatro semanas de diálogo.
Os maiores pontos de fricção são as mudanças climáticas, com os verdes pedindo cortes de emissões que são vistos como economicamente desastrosos pelos demais, e a questão da imigração, com aliados conservadores de Merkel na Baviera insistindo em regras mais rígidas.
Leia também
Os negociadores estariam ansiosos por evitar novas eleições diante do temor de que isso dê algum impulso ao partido de extrema direita Alternativa para a Alemanha (AfD), que entrou no Parlamento pela primeira vez nas eleições do último setembro.
Merkel cancelou uma coletiva de imprensa com o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, prevista para esta segunda-feira, após o colapso das negociações.