Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

México confirma 6 mortos após terremoto em Oaxaca

Cerca de 200 casas na área foram danificadas, incluindo 30 que sofreram graves impactos. Mortes aconteceram perto do epicentro do sismo

Internacional|

Pelo menos 6 pessoas morreram em terremoto
Pelo menos 6 pessoas morreram em terremoto Pelo menos 6 pessoas morreram em terremoto

Um terremoto forte de magnitude 7,4 atingiu o litoral sul do México na terça-feira (24), matando ao menos seis pessoas e ferindo gravemente moradores de aldeias isoladas, além de causar danos em prédios a centenas de quilômetros de distância na Cidade do México.

As mortes ocorreram próximas do epicentro do terremoto, em Oaxaca, um Estado montanhoso conhecido pelas plantações de café, arquitetura colonial espanhola e produção da bebida mezcal.

Uma testemunha da Reuters na cidade costeira de La Crucecita viu moradores ansiosos do lado de fora de suas casas horas após o tremor, uma vez que temiam novos abalos fatais.

Casas ficaram marcadas por grandes rachaduras nas paredes e moradores procuravam limpar os destroços das ruas. Cerca de 200 casas na área foram danificadas, incluindo 30 que sofreram graves impactos, disse uma autoridade local.

Publicidade

"Em um momento, perdemos tudo para a natureza", disse Vicente Romero, cuja residência sofreu danos estruturais. "Esse é o trabalho da nossa vida."

Deslizamentos de pedras bloquearam estradas sinuosas nas montanhas entre a capital do Estado, a Cidade de Oaxaca, e o litoral. Equipes de resgate declararam três pessoas como gravemente feridas na vila remota de Santa Catarina Xanaguia, afirmou uma autoridade estatal.

Publicidade

Entre os mortos estava um trabalhador da companhia estatal de petróleo Pemex, que sofreu uma grave queda. A Pemex foi forçada a fechar, brevemente, a maior refinaria de petróleo do país, em Oaxaca.

A centenas de quilômetros de distância, edifícios na Cidade do México tremeram fortemente, e as pessoas correram para as ruas quando um alarme sísmico de alerta prévio soou. Duas pessoas ficaram feridas e mais de 30 prédios na capital sofreram danos, disseram autoridades.

Publicidade

Leia também

Miguel Candelaria, de 30 anos, estava trabalhando no computador na casa de sua família na cidade de Juchitán quando o chão começou a tremer. Ele correu para o lado de fora com os parentes, mas tiveram que parar no meio da rua porque o asfalto estava sacudindo.

"Não conseguíamos andar... a rua parecia chiclete", disse Candelaria.

Terremotos de magnitude superior a 7,0 são sismos de grande dimensão capazes de provocar danos grandes e generalizados. Um terremoto de magnitude 7,1 que atingiu a região central do México em 2017 matou 355 pessoas na Cidade do México e em Estados vizinhos.

A Agência Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos chegou a alertar que as costas do Pacífico do México e da América Central e do Sul enfrentavam um possível alerta de tsunami, mas informou, posteriormente, que o risco havia passado.

O Serviço Geológico dos EUA disse que o epicentro do terremoto de terça-feira foi localizado 69 km a nordeste da cidade de Pochutla. O terremoto foi bastante raso, com apenas 26 quilômetros abaixo da superfície, o que amplifica o tremor.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.