México detém caravana de imigrantes ilegais e faz alerta
País está tentando controlar fluxo de migração para os Estados Unidos. Imigrantes fugiam da violência na América central, principalmente Honduras
Internacional|Do R7
O governo do México disse na terça-feira (21) que deteve grande parte de uma caravana de imigrantes centro-americanos não documentados que havia entrado no país após atravessar um rio, e disse que outros que tentarem entrar no país de maneira ilegal enfrentarão as mesmas consequências.
A caravana, parte de um grupo de milhares de pessoas que fugiu na semana passada da intensa violência de gangues e do sombrio cenário de desemprego em Honduras, é um teste importante para o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, e sua estratégia para conter o fluxo de imigrantes para os Estados Unidos.
Leia também
Cerca de 41,5 milhões de pessoas falam espanhol em casa nos EUA
Patrulha de Fronteira descobre 30 migrantes em caminhão no Arizona
Prisão de imigrantes na fronteira dos EUA cresce 88% em 1 ano
EUA: Número de solicitantes de asilo mandados ao México cresce 50%
EUA têm menor índice de imigrantes ilegais desde 2004, mostra estudo
Embora o muro prometido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não tenha sido construído, o número de imigrantes que atravessam a fronteira sul do país caiu drasticamente assim que o México aumentou a patrulha de suas fronteiras depois de ameaças de tarifas punitivas por parte do governo norte-americano.
O ministro das Relações Exteriores, Marcelo Ebrard, disse que cerca de mil pessoas conseguiram atravessar a fronteira mexicana com a Guatemala na segunda-feira.
O Instituto Nacional de Migração do México (INM) disse que 110 imigrantes não documentados foram deportados para Honduras por avião, e outras 144 pessoas foram mandadas de volta por ônibus.