Miguel Díaz-Canel é eleito presidente de Cuba
A expectativa é de que ele faça um governo ainda mais aberto que o de Raúl Castro, que assumiu em 2008; Salvador Valdés Mesa é agora o vice
Internacional|Beatriz Sanz e Ana Luísa Vieira, do R7
A ilha de Cuba tem um novo presidente. Miguel Díaz-Canel, que já havia sido indicado como candidato único ao cargo, foi eleito oficialmente como líder do país pela Assembleia Nacional de Cuba nesta quinta-feira (19). O vice-presidente, por sua vez, é agora Salvador Valdés Mesa.
Díaz-Canel recebeu 99,83% dos votos dos 604 deputados presentes. A conta oficial da Assembleia Nacional de Cuba no Facebook anunciou o resultado.
Canel será o primeiro presidente civil e que nasceu após a revolução cubana de 1959. Por conta disso, ele ainda é desconhecido da maioria da população do país.
Leia também
A eleição foi feita por deputados da Assembleia Cubana que referendaram o nome indicado. Canel era vice-presidente de Cuba e já havia sido Ministro da Educação Superior e governador de algumas províncias centrais.
A expectativa é que ele faça um governo ainda mais aberto que o de Raúl Castro, que assumiu em 2008. Castro, no entanto, continuará como líder do Partido Comunista.
Em seu discurso na Assembleia Nacional, Canel agradeceu "a confiança depositada" e enalteceu a unidade cubana, que chamou de "nossa mais valiosa e intrínseca força".
A Anistia Internacional considera que a saída dos irmãos Castro do poder é “uma nova etapa para os direitos humanos”. Canel já apoiou abertamente os direitos da população LGBT, por exemplo.