Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Milhares de pessoas ficam sem energia na Califórnia após tempestades de chuva e neve

Um 'enorme' sistema de baixa pressão vindo do Ártico causou as condições incomuns, disse o NWS, o centro de previsão do tempo

Internacional|Do R7

Letreiro de Hollywood, na Califórnia, ficou coberto por neblina e neve
Letreiro de Hollywood, na Califórnia, ficou coberto por neblina e neve Letreiro de Hollywood, na Califórnia, ficou coberto por neblina e neve

O fim de semana na Califórnia, nos Estados Unidos, está sendo marcado por transtornos causados mau tempo. As tempestades que atingem todo o estado já deixaram quase 85 mil residências e empresas sem energia na região de Los Angeles, no sábado (25), levaram neve e frio para as áreas com altitudes mais altas, e ainda estão castigando as planícies, com muita chuva e granizo.

Enchentes e o excesso de neve fecharam trechos da Interestadual 5, a maior rodovia que sai de Los Angeles em direção ao norte. Um dos bloqueios foi no declive conhecido como Grapevine, que acumulou muita neve. Outros pontos, ao sul da mesma estrada, nos arredores da cidade, foram fechados devido a inundações, segundo informou o Departamento de Transportes da Califórnia.

No norte, a previsão era de queda brusca de temperatura em São Francisco. O Serviço Nacional de Meteorologia alertou os moradores da capital do estado de Sacramento, pedindo para evitarem viagens entre domingo (26) e quarta-feira (1), período em que a chuva e a neve recomeçam, depois de uma pequena pausa no sábado (25).

"Impactos extremos de neve e ventos fortes causarão condições extremamente perigosas para a condução de veículos, com o provável fechamento de estradas e impactos generalizados na infraestrutura", piblicou o órgão, no Twitter.

Publicidade

A série de tempestades prevista para este domingo pode ter rajadas de ventos de até 80 km/h no vale de Sacramento, e de até 110 km/h nas montanhas vizinhas de Sierra Nevada. O Parque Nacional de Yosemite ficará fechado até quarta-feira, devido às severas condições cimáticas.

As condições incomuns foram causadas por um enorme sistema de baixa pressão vindo do Ártico, explicou o meteorologista Bryan Jackson, do NWS (Weather Prediction Center, em português, centro de previsão do tempo), em College Park, Maryland.

Publicidade

Leia também

"Este é um caso raro de tempestade fria e significativa", disse Jackson, principalmente no sul da Califórnia, região conhecida por ter dias ensolarados, praias e palmeiras.

Por isso, a visão dos flocos de neve caindo ao redor do letreiro de Hollywood, no topo do Monte Lee, nas colinas acima de Los Angeles, deve ter encantado muitos dos moradores da cidade, na última sexta-feira (24). As informações são da Reuters

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.