Logo R7.com
RecordPlus

Militares da Tailândia e do Camboja negociam retomada de cessar-fogo

Conflitos recentes resultaram em pelo menos 86 mortos e mais de 500 mil deslocados

Internacional|Da Reuters

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Militares da Tailândia e do Camboja iniciaram negociações para retomar o cessar-fogo após 16 dias de confrontos.
  • A reunião foi convocada após uma trégua mediada pela Malásia e Donald Trump em outubro.
  • Pelo menos 86 mortos, com a Tailândia e o Camboja se acusando mutuamente de violações do cessar-fogo.
  • Abrigo de mais de 500 mil pessoas foi necessário devido aos confrontos intensificados na região fronteiriça.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A Tailândia e o Camboja se acusaram mutuamente de agressões e violações do cessar-fogo anterior Athit Perawongmetha/Reuters - 09.12.2025

Autoridades militares da Tailândia e do Camboja iniciaram negociações nesta quarta-feira (24), informaram ambos os países, dias depois de concordarem em discutir a retomada do cessar-fogo após 16 dias de violentos confrontos na fronteira, que deixaram pelo menos 86 mortos.

As negociações acontecem dois dias depois de uma reunião especial em Kuala Lumpur dos ministros das Relações Exteriores do Sudeste Asiático, convocada para tentar salvar uma trégua inicialmente intermediada pela Malásia e pelo presidente dos EUA, Donald Trump, após uma rodada anterior de confrontos em julho.


O porta-voz do Ministério da Defesa da Tailândia, contra-almirante Surasant Kongsiri, disse que a reunião da Comissão Geral de Fronteiras, marcada para esta quarta-feira, teria duração de três dias e poderia abrir caminho para um acordo.

LEIA MAIS:

As negociações ocorreram em um posto de controle fronteiriço na extremidade sul de sua fronteira de 817km.


“Se a reunião do secretariado correr bem e levar a um acordo, haverá então um encontro entre os ministros da Defesa dos dois países no dia 27 de dezembro”, disse Surasant aos jornalistas.

Confronto continua

Camboja e Tailândia acusaram-se mutuamente de agressão e violações de um cessar-fogo, alcançado em outubro na Malásia, na presença de Trump, durante o qual se comprometeram a retirar tropas e armamento pesado de áreas cuja soberania tem sido disputada acirradamente há décadas.


Na preparação para as negociações de quarta-feira, a Tailândia e o Camboja continuaram em confronto, com ambos os lados lutando em vários pontos desde o início de dezembro, em uma área abrangendo desde regiões florestais perto do Laos até as províncias costeiras do Golfo da Tailândia.

Pelo menos 21 civis foram mortos no Camboja desde o início dos combates, e mais de meio milhão de pessoas foram deslocadas, segundo as autoridades nacionais.


Na Tailândia, pelo menos 65 pessoas perderam a vida e mais de 150 mil foram evacuadas de suas casas.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.