Militares de Burkina Faso anunciam pela TV que tomaram poder no país
Presidente Roch Marc Christian Kaboré foi detido pelas Forças Armadas e está preso em um quartel na capital Uagadugu
Internacional|Lucas Ferreira, do R7, com informações da AFP
Os militares de Burkina Faso anunciaram nesta segunda-feira (24) a queda do presidente do país, Roch Marc Christian Kaboré — oficializando o golpe de estado em uma transmissão feita pela televisão. Além do afastamento do mandatário, as Forças Armadas comunicaram o fechamento das fronteiras.
Segundo informações da agência AFP, os militares ressaltaram que a “volta à ordem constitucional” aconteceria em um “prazo razoável”.
O presidente Kaboré foi detido também nesta segunda-feira e levado para um quartel na cidade de Uagadugu, capital de Burkina Faso. O chefe do Parlamento e os ministros do país também foram presos pelas Forças Armadas locais.
De acordo com moradores de Uagadugu, um helicóptero sobrevoou na noite de domingo (23) a região próxima à casa de Kaboré. A aeronave estava com todas as luzes apagadas e foram ouvidos tiros na área.
Kaboré, que está no poder desde 2015, foi reeleito em 2020 com promessas de luta contra grupos extremistas que assolam o país. Diferentes camadas da população de Burkina Faso pressionavam o presidente e o criticavam pela incapacidade de derrotar a violência jihadista.
Ainda segundo a AFP, soldados do país realizaram motins em quarteis pelo país exigindo a renúncia dos chefes do Exército. Os militares reivindicam “meios adequados” para combater os jihadistas, que estão presentes no país desde 2015.