Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Militares de Burkina Faso anunciam pela TV que tomaram poder no país

Presidente Roch Marc Christian Kaboré foi detido pelas Forças Armadas e está preso em um quartel na capital Uagadugu

Internacional|Lucas Ferreira, do R7, com informações da AFP

Militares confirmaram golpe de estado em transmissão nacional
Militares confirmaram golpe de estado em transmissão nacional Militares confirmaram golpe de estado em transmissão nacional

Os militares de Burkina Faso anunciaram nesta segunda-feira (24) a queda do presidente do país, Roch Marc Christian Kaboré — oficializando o golpe de estado em uma transmissão feita pela televisão. Além do afastamento do mandatário, as Forças Armadas comunicaram o fechamento das fronteiras.

Segundo informações da agência AFP, os militares ressaltaram que a “volta à ordem constitucional” aconteceria em um “prazo razoável”.

O presidente Kaboré foi detido também nesta segunda-feira e levado para um quartel na cidade de Uagadugu, capital de Burkina Faso. O chefe do Parlamento e os ministros do país também foram presos pelas Forças Armadas locais.

De acordo com moradores de Uagadugu, um helicóptero sobrevoou na noite de domingo (23) a região próxima à casa de Kaboré. A aeronave estava com todas as luzes apagadas e foram ouvidos tiros na área.

Publicidade

Kaboré, que está no poder desde 2015, foi reeleito em 2020 com promessas de luta contra grupos extremistas que assolam o país. Diferentes camadas da população de Burkina Faso pressionavam o presidente e o criticavam pela incapacidade de derrotar a violência jihadista.

Ainda segundo a AFP, soldados do país realizaram motins em quarteis pelo país exigindo a renúncia dos chefes do Exército. Os militares reivindicam “meios adequados” para combater os jihadistas, que estão presentes no país desde 2015.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.