Ministro britânico acredita que ataque russo à Ucrânia é 'altamente provável'
Governo de Boris Johnson pediu nesta semana a seus cidadãos no país que saiam da região o mais rápido possível
Internacional|Do R7
O ministro da Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, em declarações publicadas neste domingo (13) pelo jornal The Sunday Times, considera "altamente provável" que a Rússia possa invadir a Ucrânia, apesar dos contínuos esforços diplomáticos para impedir essa ação.
Em entrevista ao jornal britânico, o político conservador disse que neste momento há um "cheiro de Munique no ar", em referência às medidas diplomáticas que não conseguiram evitar a 2ª Guerra Mundial.
"Pode ser que [o presidente russo Vladimir] Putin desligue seus tanques e todos nós vamos para casa, mas há um cheiro de Munique no ar por parte de alguns no Ocidente", disse Wallace na entrevista. Moscou negou que pretenda invadir a Ucrânia, apesar de já ter mais de 100 mil soldados perto da fronteira, segundo o Ocidente.
Leia também
Wallace também observa que a Rússia pode lançar uma "ofensiva a qualquer momento". Por sua parte, o secretário de Estado das Forças Armadas, James Heappey, disse ontem à BBC que a Força Aérea Britânica não estará "em posição de entrar" na Ucrânia se a Rússia a invadir, então os cidadãos do Reino Unido que estão lá "devem sair agora".
O governo de Boris Johnson pediu nesta semana a seus cidadãos na Ucrânia que saiam o mais rápido possível, enquanto meios "comerciais" ainda estão disponíveis para fazê-lo.