Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Ministro da Nova Zelândia renuncia após tocar em funcionário durante bate-boca

Ex-titular da pasta do comércio acumula polêmicas envolvendo casos de embriaguez e ofensas

Internacional|Do R7


O ministro do Comércio e Assuntos do Consumidor da Nova Zelândia, Andrew Bayly, renunciou ao cargo nesta segunda-feira (24) após admitir ter colocado a mão no braço de um funcionário durante uma discussão acalorada. Apesar da renúncia, Bayly permanece como membro do parlamento e disse estar comprometido em continuar servindo seu eleitorado.

Bayly reconheceu que seu comportamento foi “autoritário” e afirmou estar profundamente arrependido. “Levei a discussão longe demais e coloquei a mão no braço deles, o que foi inapropriado”, declarou a jornalistas.

Este é o segundo pedido de desculpas do ex-ministro por sua conduta com funcionários. Em outubro de 2024, durante uma visita a uma empresa, Bayly foi acusado por um trabalhador de ter bebido, xingado e chamado-o de “perdedor”, chegando a fazer um gesto de “L” na testa. O então ministro negou estar embriagado na ocasião e afirmou que seus comentários foram feitos de “maneira bem-humorada”.


Apesar da renúncia, Bayly permanecerá como membro do parlamento e disse estar comprometido em continuar servindo seu eleitorado.


Pressão sobre o governo

A saída de Bayly ocorre em um momento delicado para o governo conservador do primeiro-ministro Christopher Luxon, que assumiu em novembro de 2023 e enfrenta queda nas pesquisas de popularidade. As principais queixas da população se concentram no aumento do custo de vida e as sucessivas crises envolvendo ministros.

Luxon confirmou que o incidente ocorreu em 18 de fevereiro e que aceitou a renúncia na sexta-feira (21), mas adiou o anúncio para permitir que Bayly informasse sua família e equipe. “Acho que lidamos com isso de maneira bastante ágil”, afirmou o premiê.


O primeiro-ministro ainda disse que Bayly reconheceu que as ações “ficaram muito aquém das expectativas que ele estabeleceu para si mesmo”. Apesar da demissão, Luxon elogiou o trabalho de Bayly como ministro e não descartou um possível retorno ao governo. “Nunca diga nunca”, declarou.

Bayly foi substituído no Ministério do Comércio por Scott Simpson, que anteriormente era responsável pela interlocução partidária no parlamento.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.