Ministro norueguês entrega cargo em prol da carreira da mulher
Ketil Solvik-Olsen, ministro de Transportes da Noruega, abriu mão do posto após 5 anos para acompanhar a esposa, que irá trabalhar nos EUA
Internacional|Fábio Fleury, do R7
Nesta sexta-feira (30), o ministro dos Transportes da Noruega, Ketil Solvik-Olsen, terá seu último dia no cargo. Ele anunciou que irá abandonar o posto no governo, que ocupa desde 2013, para viajar com a mulher para os EUA.
A esposa, Tone Solvik-Olsen, é médica pediatra e aceitou um emprego para ficar pelo menos um ano em um hospital infantil norte-americano. A decisão do até agora ministro foi elogiada por noruegueses como um passo na direção da igualdade de gênero.
"Foi fantástico ser ministro e, na verdade, poderia ter continuado assim o resto da vida. Mas cheguei a um ponto na vida onde é a vez da minha esposa ir atrás dos seus sonhos. É um acordo que nós já temos há alguns anos", explicou Solvik-Olsen em entrevista a uma emissora da Noruega.
O político, membro do partido direitista Progresso, disse também que pretende voltar à política norueguesa no futuro.
A Noruega é considerada o segundo melhor país do mundo em termos de igualdade de gênero, segundo um índice do Fórum Econômico Mundial.
A primeira colocada no ranking é a Islândia, que no ano passado colocou em prática uma lei que proíbe salários diferentes para homens e mulheres que ocupam o mesmo cargo.
Os partidos Progresso, Conservador e Liberal, que formam a coalizão de direita que governa a Noruega, têm mulheres como presidentes.