Ministros das Relações Exteriores da Rússia e da Ucrânia podem se reunir em duas semanas
Chanceler turco afirmou que o país está disposto a sediar novo encontro entre as autoridades
Internacional|Do R7
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e seu colega ucraniano, Dmitro Kuleba, podem se encontrar "em uma ou duas semanas", disse o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlüt Cavusoglu, nesta quinta-feira (31).
"Pode haver uma reunião de alto nível, pelo menos entre os ministros, em uma semana ou duas", disse Cavusoglu em entrevista à televisão, explicando que é "impossível adiantar uma data", mas a Turquia está disposta a sediar tal reunião" como um mediador sincero.
"O importante é que as duas partes se encontrem e acordem um cessar-fogo duradouro (...) É impossível negociar sob a pressão das armas", disse.
Sobre a evacuação de civis do porto ucraniano de Mariupol, sitiado pelas forças russas, operação na qual a Turquia fez parceria com a França e a Grécia, o ministro disse que seu governo propôs a abertura de "dois corredores humanitários, para a Rússia e a Ucrânia".
"Ninguém deve pressionar os civis a escolher um corredor ou outro. Todos devem poder ir aonde quiserem", disse ele.
Referindo-se às conversas entre as delegações dos dois países em Istambul na última terça-feira (29), o ministro turco disse que eles alcançaram "os resultados mais significativos" desde o início do conflito em 24 de fevereiro.
"As partes chegaram a um compromisso em algumas questões. Outras ainda precisam ser negociadas, por exemplo, a neutralidade" da Ucrânia, explicou.
A Turquia sediou em 10 de março a primeira reunião entre os ministros Lavrov e Kuleba desde o início do conflito na cidade de Antalya, sem resultados concretos.