Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Momento histórico: Kim Jong-un pisa pela 1ª vez na Coreia do Sul

Ele já está com o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, sobre acordo de paz entre os dois países,  em guerra desde 1953, e diz que se inicia nova história

Internacional|Eugenio Goussinsky e Fábio Fleury, do R7, com agências

Kim Jong-un e Moon Jae-in se cumprimentam
Kim Jong-un e Moon Jae-in se cumprimentam

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, pisou pela primeira na Coreia do Sul, na manhã desta sexta-feira (27), horário local, ao ultrapassar a fronteira a pé, na Zona Desmilitarizada localizada na vila de Panmunjon, província de Gyeonggi.

Em missão histórica, ele irá conversar diretamente com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, sobre negociações de paz entre os dois países.

Saiba as origens do conflito entre as duas Coreias

O encontro foi marcado pela celebração. No cumprimento, ambos os líderes demonstraram muita satisfação e, assim que Jong-un entrou na Coreia do Sul, foi recebido com flores, entregues por duas crianças.


E antes de ingressarem no prédio em que ocorrerão as conversas, uma parada militar, em clima de festa, homenageou o visitante. Já na mesa de negociações, Jong-un ressaltou que "uma nova história começa agora", descrevendo o início de uma "era de paz".

Ambas as nações, apesar de terem um armistício, assinado justamente no local onde eles retomam as negociações, permanecem tecnicamente em guerra desde 1953, ano em que se encerrou a Guerra da Coreia, iniciada em 1950, e que foi o primeiro conflito armado da Guerra Fria, iniciada entre Estados Unidos e União Soviética após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Será também a primeira vez que um presidente norte-coreano entra na Coreia do Sul desde a Guerra da Coreia.


Coreias estão debatendo acordo de paz antes de cúpula com Trump

Líderes da Coreia do Norte e do Sul se encontraram pela paz
Líderes da Coreia do Norte e do Sul se encontraram pela paz

Em comitiva, ele foi de carro até a região fronteiriça, e só saiu no momento de entrar no país vizinho. Ao deixar Pyongyang para seu encontro com o presidente sul-coreano, Jong-un afirmou que ele irá discutir "de coração aberto" questões de paz, prosperidade e reunificação, disse a agência estatal norte-coreana KCNA. 


— Kim Jong-un discutirá de coração aberto com Moon Jae-in todas as questões envolvidas na melhora das relações inter-coreanas e para alcançar paz, prosperidade e reunificação da península norte-coreana.

A primeira reunião deverá ocorrer por volta das 10h30. O tema básico dentro da negociação deverá abordar a desnuclearização total da Coreia do Norte.

A conversa acontecerá no lado sul de Panmunjon. Os dois líderes foram escoltados por uma guarda de honra sul-coreana em uma breve caminhada.

Kim Jong-un e Moon Jae-in almoçarão em locais separados, com as respectivas delegações, e durante à tarde farão uma cerimônia simbólica, plantando juntos uma árvore que deverá simbolizar a paz entre os dois países.

Otimismo

A comunidade internacional se mostrou otimista com a cúpula, principalmente a partir do fim dos testes nucleares da Coreia do Norte, anunciada na última semana. Essa iniciativa, somada à negociação que será retomada com a Coreia do Sul, foram vistas com bons olhos. 

Nikolai Patrushev, secretário do Conselho de Segurança da Rússia, disse à agência TASS que as notícias são bem-vindas e seguem o plano de paz que os governos da Rússia e da China imaginavam há anos para a região.

— Pyongyang (capital da Coreia do Norte) interrompeu seus testes nucleares e balísticos, e ao mesmo tempo o número de exercícios militares feitos por seus oponentes diminuiu, mas ainda preferíamos que eles parassem de vez. Tudo isso é muito bom e bem-vindo", afirmou Petrushev.

A cúpula também será um preparativo para a conversa frente a frente de Jong-un com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no final de maio ou início de junho, no que será um primeiro encontro sem precedentes entre líderes em exercício dos dois países.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.