Morre ativista do desarme nuclear e sobrevivente de Hiroshima
Sunao Tsuboi, que se encontrou com o ex-presidente dos EUA Barack Obama em 2016, morreu aos 96 anos de anemia
Internacional|Do R7
O japonês Sunao Tsuboi, ardente defensor do desarmamento nuclear e sobrevivente do bombardeio atômico de Hiroshima, em 1945, morreu aos 96 anos, anunciou nesta quarta-feira (27) uma organização de vítimas de bombas nucleares.
Tsuboi, que se encontrou com o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama durante sua visita a Hiroshima, em 2016, "morreu no sábado de anemia", disse à AFP um oficial da Nihon Hidankyo, que agrupa as organizações de vítimas do bombardeio atômico de Hiroshima.
Em 6 de agosto de 1945, Tsuboi, de 20 anos, frequentava a escola de engenharia em Hiroshima quando os americanos lançaram a primeira bomba atômica da história.
"Sofri queimaduras em todo o corpo", disse Tsuboi à AFP em 2016, relembrando a explosão.
Segundo dados oficiais, só esse lançamento matou 140 mil pessoas, deixou outros milhares infectados pelos efeitos da radiação e praticamente destruiu a cidade japonesa.
Três dias após esse ataque, outra bomba foi lançada sobre a cidade de Nagasaki, matando cerca de 40 mil pessoas e causando a rendição do governo japonês, no dia 2 de setembro, encerrando de fato a Segunda Guerra Mundial.