Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Morre 'Chicha' Mariani, fundadora das Avós da Praça de Maio

Ativista era uma das 12 fundadoras da entidade (1997) e foi sua presidente até 1989, quando criou a entidade "Clara Anahí", para buscar sua neta

Internacional|Da Ansa

ONG: ativista é simbolo da luta pelos direitos humanos
ONG: ativista é simbolo da luta pelos direitos humanos

Morreu nesta segunda-feira (20), aos 95 anos, María Isabel "Chicha" Chorobik de Mariani, considerada uma das fundadoras da organização Avós da Praça de Maio, uma ONG argentina que há décadas busca encontrar as crianças separadas dos pais durante a ditadura militar do país (1976-1983). Ela faleceu sem reencontrar a neta Clara Anahí.

Leia também

Chicha havia sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) no dia 7 de agosto e desde então não conseguiu se recuperar. O funeral da argentina será realizado em La Plata, próximo ao sul de Buenos Aires, onde está a sede da fundação. A ativista era uma das 12 fundadoras da entidade (1977) e foi sua presidente até 1989, quando criou a entidade "Clara Anahí", para buscar sua neta, conhecida no mundo todo após sua avó divulgar diversas cartas.

Anahí foi sequestrada no dia 24 de novembro de 1976, aos três meses de idade. Na ocasião, sua mãe, Diana Teruggi, foi assassinada com mais três militantes do grupo Montoneros. Oito meses depois, a vítima fatal foi o pai da menina.

"Nos despedimos com enorme tristeza de quem foi companheira das Avós e atual presidente da fundação 'Clara Anahí'. Uma mulher fundamental no início da busca dos meninos e meninas apropriados pelo terrorismo de Estado e um símbolo da luta pelos direitos humanos", diz a ONG, em comunicado.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.