Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Moscou acusa Ucrânia de impedir saída de civis para a Rússia

Russos dizem que lado ucraniano não cumpre acordos de cessar-fogo para a retirada da população das zonas de conflito

Internacional|Do R7

Crianças da Ucrânia em trem com destino à fronteira do país
Crianças da Ucrânia em trem com destino à fronteira do país

O Ministério da Defesa da Rússia acusou neste sábado (12) as forças ucranianas de impedir a abertura de dez corredores humanitários propostos por Moscou e disse que em algumas cidades da Ucrânia a situação humanitária já é catastrófica.

"Enquanto as Forças Armadas da Federação Russa observam plenamente um cessar-fogo temporário [para a evacuação de civis], o lado ucraniano continua violando cinicamente os acordos alcançados sobre a abertura de corredores humanitários para a Rússia", disse o chefe do Centro de Controle de Defesa Nacional de Moscou, Mikhail Mizintsev.

"A informação sobre isso simplesmente não circulou entre a população das cidades de Kiev, Chernihiv, Kharkiv, Sumy e Mariupol. Kiev se recusa a confirmar corredores humanitários para a evacuação de cidadãos ucranianos para a Rússia", afirmou Mizintsev em entrevista coletiva, segundo agências de notícias russas.

Leia também

Mizintsev afirmou que em algumas cidades ucranianas a situação humanitária atingiu proporções catastróficas, especialmente na cidade portuária de Mariupol, onde, segundo ele, "centenas de milhares de pessoas, inclusive estrangeiros, estão ali bloqueadas à força".


O chefe do Centro de Controle de Defesa Nacional disse nesta sexta-feira (11) que a Rússia retirou de forma independente cerca de 10 mil pessoas das regiões separatistas de Donetsk e Lugansk.

Ele também acusou as forças "neonazistas" ucranianas de deter 450 civis que tentam deixar a região de Sumy para o norte, através da cidade de Sudzha, para a região russa de Kursk. "Carros particulares foram apreendidos e civis foram simplesmente mandados de volta na direção oposta", disse Mizintsev.

" gallery_id="621fce65c012ad204a00044d" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/moscou-acusa-ucrania-de-impedir-saida-de-civis-para-a-russia-29062022"]

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.