Motorista que jogou caminhão contra multidão nos EUA é preso
A cena, que por pouco não virou tragédia, foi uma das mais chocantes dos protestos que tomaram conta dos EUA durante o fim de semana
Internacional|Do R7
Em meio à onda de protestos contra a violência policial e o racismo que tomou conta dos EUA ao longo do fim de semana, uma imagem da tarde de domingo (31) chamou a atenção: um caminhão-tanque avançou rápido contra uma multidão de manifestantes que estavam em uma estrada. Incrivelmente, ninguém ficou ferido.
Leia também: Protestos nos EUA: OMS lembra riscos de aglomeração na pandemia
O incidente aconteceu em uma ponte na estrada interestadual 35W, em Minneapolis, a cidade onde George Floyd foi morto em uma abordagem policial há uma semana. Milhares de manifestantes estavam na pista em um protesto pacífico, muitos deles ajoelhados no asfalto.
Leia também
O veículo se aproximou buzinando, então acelera e avançou contra a multidão, que abriu caminho. Depois que o motorista desacelerou, o caminhão foi cercado pelos manifestantes e o motorista foi retirado de dentro da cabine.
O motorista, Bogdan Verchiko, 35, foi agredido por parte da multidão e entregue à polícia. Ele foi preso pela tentativa de agressão, mas o indiciamento dele ainda não foi divulgado com detalhes.
Estrada fechada
Em uma entrevista coletiva pouco depois, o governador de Minnesota, Tim Walz, disse que "não ter acontecido uma tragédia com muitas mortes" na ponte foi "inacreditável" e que o caminhão estava carregado com uma substância inflamável.
O trecho da rodovia onde aconteceu o incidente estava fechado pela polícia justamente por causa dos protestos e do toque de recolher que iria começar à noite. Ainda não se sabe ao certo como o motorista conseguiu entrar com o caminhão.
Veja imagens de protestos contra a morte de George Floyd