‘Movimento delicado’, diz professor sobre tentativa de diálogo da Europa com a China
Em tentativa de equilibrar relações, presidente francês Emmanuel Macron tem encontro marcado com o líder chinês Xi Jinping na próxima quinta (6)
Internacional|Do R7
O presidente da França, Emmanuel Macron, deve viajar à China nesta quarta-feira (3) para se encontrar com o líder Xi Jinping. A reunião acontece em meio à tentativa da Europa de equilibrar as ameaças econômicas e de segurança de Pequim.
Em entrevista ao Conexão Record News, o professor de relações internacionais Vitelio Brustolin destaca a dependência do mercado europeu em relação ao país asiático. “A China é apontada como a principal rival e a principal ameaça dos Estados Unidos, então é um movimento muito delicado que a Europa faz neste momento”, avalia Brustolin.
Em julho, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que as relações entre o bloco e a China estavam em um ponto de inflexão. O objetivo da viagem de Macron seria mostrar que o continente vai responder às ameaças crescentes dos chineses e, ao mesmo tempo, evitar uma guerra comercial generalizada.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!













