Mudanças da Meta vão alterar o feed do Instagram e Facebook? Entenda
Mark Zuckerberg anunciou o fim do sistema de verificação de fatos e o lançamento do recurso ‘notas da comunidade’ para o Facebook, Instagram e Threads
Internacional|Do R7
Mark Zuckerberg anunciou uma série de mudanças na Meta, empresa responsável por Facebook, Instagram e Threads. Entre as principais novidades está a descontinuação do sistema de verificação de fatos (fact-checking) nos Estados Unidos, antes realizado em parceria com dezenas de organizações especializadas.
Como fica o Instagram e Facebook
Zuckerberg anunciou que o Facebook, Instagram e Threads voltarão a permitir a recomendação de conteúdos relacionados à política. O CEO destacou que as mudanças serão implementadas de forma gradual.
Até o momento, o comunicado oficial da Meta não incluiu informações sobre possíveis alterações no WhatsApp.
O que é o sistema de verificação de fatos?
O fact-checking tinha como objetivo combater a disseminação de notícias falsas (fake news), especialmente conteúdos políticos, e operava em mais de 26 idiomas. Agora, a Meta irá substituir o serviço por uma nova ferramenta chamada “notas da comunidade”, inspirada em um recurso já existente no X (antigo Twitter).
Embora o sistema de checagem de fatos seja descontinuado em parte, a empresa manterá equipes voltadas para lidar com publicações consideradas de alta gravidade, como aquelas envolvendo terrorismo, exploração sexual infantil, drogas, fraudes e golpes.
Por que houve a mudança?
Segundo Zuckerberg, a decisão busca reduzir a quantidade de perfis removidos erroneamente devido à checagem de fatos. O CEO declarou que a Meta trabalhará alinhada à administração do presidente eleito dos EUA, Donald Trump.
“É hora de voltar às nossas raízes em torno da liberdade de expressão. Estamos substituindo verificadores de fatos pelas notas da comunidade, simplificando nossas políticas e focando em reduzir erros”, afirmou Zuckerberg.
Mudanças já vão ocorrer no Brasil?
Inicialmente, as alterações serão implementadas apenas nos Estados Unidos. Contudo, durante o anúncio, Zuckerberg mencionou preocupações com possíveis censuras realizadas por governos europeus e latino-americanos, sugerindo que as mudanças podem ser aplicadas globalmente no futuro.
O Ministério Público Federal (MPF) brasileiro já solicitou explicações à Meta sobre o encerramento do sistema de checagem de fatos. Enquanto isso, o recurso “notas da comunidade” será usado para alertar a plataforma sobre conteúdos considerados impróprios, nos casos classificados como “menos graves”.